Toda a documentação deve ser enviada via WhatsApp, para o número (54) 3055-7253, para que o processo tenha andamento

O número de famílias que ainda não confirmaram suas inscrições no processo de matrícula na rede Municipal de Ensino chega a 700, conforme último balanço divulgado pela secretaria de Educação de Bento Gonçalves. O alerta é feito pela equipe responsável pelo processo. Segundo as informações, em alguns casos, as análises acabam sendo mais demoradas porque envolvem uma série de documentos e comprovantes que precisam ser checados pelas equipes responsáveis. Por isso, é importante que os responsáveis pelas crianças busquem finalizar o procedimento para não ocasionar problemas de última hora.

De acordo com a pasta, toda a documentação deve ser enviada via WhatsApp, para o número (54) 3055-7253, para que o processo tenha andamento. O levantamento mostra ainda 188 inscrições não atenderam aos critérios previstos em decreto, pois a renda ultrapassa o determinado de cinco salários mínimos. Para as vagas nas creches, 153 alunos estão na lista de espera. A expectativa é que em todos os níveis de ensino, o município atenda ao longo do ano cerca de 13,6 mil alunos.

Desde a semana, quando a situação ganhou proporções negativas nas redes sociais, onde dezenas de pais criticaram a demora em saber onde seus filhos iriam estudar em 2024, a prefeitura trabalha para garantir que nenhum estudante fique sem a vaga. Em um vídeo, publicado na quinta-feira, 11, o prefeito Diogo Siqueira garantiu a oferta para todos que precisarem. Na segunda-feira, 15, pais realizaram um protesto em frente à prefeitura, exigindo explicações e transparência no processo. Após a manifestação, um grupo foi recebido por membros da administração para conversar sobre a situação.

Nesta sexta-feira, 19, foi a vez da secretária de Educação, que ressaltou a importância da efetividade do processo de inscrição e novamente afirmou a garantia de vaga para todos aqueles que se enquadrarem nos critérios, seja na rede pública municipal, estadual ou por parceria. “Estamos trabalhando para atender ao máximo as demandas. Já estão matriculados na rede municipal mais de 12,3 mil alunos, sendo 1,9 mil novos estudantes”, ressalta.

De acordo com a prefeitura, na rede pública infantil, de zero a três anos e 11 meses, as crianças cujas famílias atendam os critérios estabelecidos (zoneamento, deficiência e renda, vulnerabilidade e renda de até cinco salários mínimos) também terão asseguradas vagas nas creches municipais ou por meio de convênios em instituições particulares. Conforme as informações divulgadas pela pasta, as famílias que atendem todos os critérios já estão sendo comunicadas.

Levando em consideração todos os convênios firmados pela Secretaria de Educação para 2024 em todos os níveis de ensino, serão ofertadas por esses meios até 500 vagas na pré-escola, 850 vagas no ensino fundamental, ambas por parcerias, e até duas mil vagas em idade de creche, por meio de convênio. 
Em relação a essas vagas de creche, 889 alunos foram encaminhados para vagas de convênio, cuja lista pode ser conferida no https://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/publicacoes

Foto: Reprodução