Lote com doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, comprado da Índia, chegou pouco depois das 9h desde domingo, 24, no Aeroporto Salgado Filho. Bento Gonçalves deve receber parte do carregamento na próxima terça, 26

Um carregamento com 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19, chegou ao estado na manhã deste domingo, 24. O lote faz parte das 2 milhões de doses compradas da Índia e foi trazido em voo comercial da Gol que pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h24min.

As vacinas foram encaminhadas com escolta da Polícia Federal para a Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que distribuirão entre os municípios de acordo com critérios que definem os grupos prioritários.

A distribuição será feita de forma semelhante às 340 mil doses da Coronavac, com logística de transporte aéreo e rodoviário. O material está previsto para chegar entre amanhã, 25, e terça-feira nas 18 CRSs e em seguida nos municípios.

As 116 mil doses serão destinadas majoritariamente aos trabalhadores da área da saúde, primeiro grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. A segunda dose deve ser aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde. 

Foto: Guilherme Almeida – Correio do Povo