Campanha de imunização contra a poliomielite e o sarampo terá aplicações gratuitas durante o dia em postos do município


Aproximadamente 36 mil postos espalhados pelo território brasileiro estão mobilizados na campanha nacional do Dia D contra doenças como o sarampo e a poliomielite. Em Bento Gonçalves, quase a totalidade dos postos de saúde atendem crianças durante todo o sábado, 18.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal, até sexta-feira, 17, haviam sido aplicadas 1360 doses de vacinas contra a poliomielite e também a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Com esses números, a campanha atingiu a marca de 29% da meta pré-estabelecida — fixada em 4600 crianças bento-gonçalvenses.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Rafael Medeiros Vieira, os dados atingidos previamente à realização do dia nacional de mobilização podem ser avaliado como positivos. “Sabemos que grande parte do público-alvo comparece no Dia D, visto que os pais das crianças trabalham durante a semana e as campanhas na mídia chamam para o comparecimento nos postos neste dia”, avaliou. Ainda para o coordenador, o fato da previsão apontar o tempo seco, sem chuva, deve contribuir e ser um fator aliado à ação.

Devem ser vacinadas nos pontos indicados crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias — portanto, aquelas que ainda não atingiram os cinco anos de idade. Ainda segundo a projeção para o município de Bento Gonçalves, a tendência é de que 95% das crianças desta faixa etária recebam as doses de imunização. O cálculo não contabiliza alunos da rede municipal de ensino, que já devem ter suas carteiras de vacinação preenchidas.

Quase todas as Unidades de Saúde do município estão abertas entre 8h e 17h e não serão fechadas ao meio-dia — veja na tabela acima as exceções. Após o Dia D, a campanha seguirá valendo e as crianças não-imunizadas poderão receber as doses necessárias nos mesmos postos de saúde de segunda à sexta, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo se estende até 31 de agosto.


Foto: Reprodução.