Com o objetivo de imunizar crianças e jovens na faixa etária de cinco a 19 anos de idade, a Coordenação de Imunizações da secretaria municipal de Saúde de Bento Gonçalves realiza, a partir de segunda-feira, 10, a campanha de vacinação contra o sarampo. De acordo com o setor, as doses serão aplicadas naqueles que se enquadram no público-alvo e que não foram imunizados pela vacina. Com o avanço de uma epidemia da doença, que ocorre em todo o mundo, o processo tem seu dia D agendado para o sábado, 15.

Para saber se a pessoa necessita da dose da vacina, é necessário que seja levado o cartão de vacina até uma unidade saúde, a fim de conferir se a imunização está em dia. Desde 2006, o município solicita aos pais ou responsáveis de crianças que, no momento da matrícula nas escolas da rede municipal de ensino, seja apresentado o cartão de vacinação.

Após a finalização da primeira etapa, a campanha deve focar em outro público: a população de 30 a 59 anos. A segunda etapa da campanha será realizada em agosto para população de 30 a 59 anos de idade.    

Horários e locais para vacinar

A partir da segunda-feira, 10, as vacinas vão estar disponibilizadas nas unidades de saúde dos bairros, exceto as Unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

No dia D, 1ª etapa (15 de Fevereiro), as unidades dos bairros estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, exceto as unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II). Dessa vez, não haverá vacinação nas unidades volantes (mercados, pastorais e unidade móvel).  

Outra informação divulgada pela pasta é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 H) não irá aplicar vacinas durante a campanha.