Uma determinação do Ministério da Saúde estendeu até o dia 5 de junho, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Com a mudança, a terceira fase será dividida em duas etapas, a fim de facilitar o procedimento à população.

De acordo com as novas orientações, de nove a 17 de maio serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Entre os dias 18 de maio a cinco de junho, a vacinação será destinada à adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Em Bento Gonçalves, o calendário vacinal contra a Influenza estendeu o período da primeira fase da campanha, que contempla a imunização de idosos e profissionais da saúde. A segunda fase, destinada aos profissionais do setor de transportes (caminhoneiros, ajudantes de motoristas, motoristas e cobradores de transporte rodoviário coletivo de passageiros e trabalhadores portuários) e profissionais das forças de segurança e salvamento já está ocorrendo.

Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, doentes crônicos e demais grupos que integram a segunda fase de vacinação devem aguardar a próxima etapa da campanha. A logística de vacinação da terceira fase será avaliada pela SMS.

Foto: Reprodução