A atualização diária da situação da vacinação no Rio Grande do Sul, mostra que 13,62% da população já foi vacinada com a primeira dose do imunizante. Os dados divulgados na quinta-feira, 8 de abril, pelo consórcio de veículos de imprensa, com base nas informações das secretarias estaduais da saúde, mostra que 1.555.270 gaúchos já receberam a primeira dose da vacina e 340.046 pessoas, ou 2,98% a segunda aplicação. Com isso, o RS se torna o estado com maior percentual de aplicação até o momento.

Os números que colocam o Rio Grande do Sul no topo do ranking da vacinação ultrapassam a média nacional que chegou, de acordo com o consórcio, a 22.170.108 pessoas em todo o país que receberam a primeira dose, o equivalente a 10,47% da população brasileira. Destas 6.357.779 receberam a segunda dose, ou seja, 3% dos brasileiros.

Até o momento, segundo o mapa de vacinação disponibilizado pelo governo gaúcho mostra quem o Rio Grande do Sul recebeu 2.861.600 doses. Desse total, 2.844.999 já foram distribuídas às prefeituras. O restante, cerca de 0,6%, é utilizado como reserva técnica em casos de avarias ou perdas. Segundo os dados, cerca de 68% do que já foi entregue às prefeituras foi aplicado.

Conforme a secretária de Saúde do RS, Arita Bergamnn, os dados foram comemorados e mostram o comprometimento das equipes de vacinação e da população em estar imunizado. “É uma vitória desde a equipe que vai ao aeroporto buscar as vacinas até aquela pessoa que registra a aplicação da dose no sistema. Mas é, acima de tudo, uma vitória da população, porque estar imunizado é, sem dúvida nenhuma, uma oportunidade de proteção da vida”, destaca. “Conclamamos a todos que continuem procurando as suas unidades de referência para receber a primeira e a segunda doses, seguindo as orientações repassadas pelos profissionais da sua cidade. Ao mesmo tempo, continuo conclamando que os gestores municipais sigam mobilizados para que continuemos fazendo a vacinação no mesmo ritmo. É como eu sempre digo, vacina boa é vacina no braço”, concluiu a secretária.

Bento Gonçalves já imunizou 15,61% da população com a primeira dose

Dos mais de 121 mil habitantes, pelo menos 19.014 já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, ou seja 15,61% do total. Já para a segunda etapa da imunização na cidade, o número alcança marca de 6.692, o que representa 5,49%. Desde o início da aplicação da vacina, o município recebeu 29.280 doses. Os números mostram que a Capital do Vinho supera os números do Estado.

A aplicação continua nesta sexta-feira, 9 de abril, das 8h ao meio dia, em formato drive-thru, em idosos de 64 anos ou mais, no pavilhão E da Fundaparque. Para aplicação da vacina é necessário CPF, documento com foto e Cartão do SUS. Para agilizar a vacinação, a secretaria da Saúde disponibiliza o cartão de documento, que pode ser impresso, preenchido com os dados possíveis, e entregue durante a imunização.

Balanço da vacinação em Bento

Profissionais da saúde – 4.458 (primeira dose) – 3.000 (segunda dose)
Idosos – 13.675 (primeira dose)- 3.172 (segunda dose)
Idosos em ILPIS – 382 (primeira e segunda dose)
Acamados – 460 (primeira dose)- 100 (segunda dose)
Índios – 38 (primeira e segunda dose)