Integrando a programação alusiva ao Novembro Azul, as unidades de saúde dos bairros Maria Goretti e São Roque promovem palestras sobre a saúde do homem no grupo de diabéticos, nos dias 23, às 14h, e 25, às 8h, respectivamente.
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. A maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, portanto, é passível de prevenção. Os principais fatores de risco são excesso de peso, inatividade física, tabagismo, abuso de bebida alcoólica, ou até mesmo genético. Para mais informações sobre distribuição de seringas de insulina, glicosímetros e tiras reagentes, contatar com a unidade de saúde de seu bairro.

Tipo de Diabetes
DM I
A insulina não é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue e corresponde a 5 e 10% do total de pessoas com a doença. Aparece geralmente na infância ou adolescência. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam no controle do nível de glicose no sangue.

DM II
O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a glicose no sangue. Cerca de 90% das pessoas com diabetes, possuem o Tipo 2. Ele se manifesta frequentemente em adultos. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividades físicas e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de medicamentos para controlar a glicose e pode necessitar de aplicação de insulina.

GESTACIONAL
Surge durante a gravidez, e é uma condição que quase sempre se normaliza sozinha após o nascimento do bebê.