“Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” já dizia Platão. A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. Por conta disso que o Coro Jovem Instituto Tarcisio Michelon e Coro Simplesmente de Garibaldi resolveram unir forças para trazer à Bento Gonçalves o Madrigal de Brasilia.

Franceli Zimmer, regente, garante que incentivar o canto coral em uma comunidade é oportunizar conhecimento técnico musical e cuidados com a saúde da voz, além de terapia para o corpo, mente e alma. “É vida social de qualidade, é refinamento de aptidões nobres e muitos estudiosos já demonstraram uma relação direta entre o desenvolvimento mental e relacional nas pessoas que praticam e ouvem música vocal. A música vocal além de elevar a autoestima, torna seus praticantes e ouvinte mais sensíveis e integrados socialmente”, comenta.

O Madrigal de Brasilia esta realizando uma turnê pelo Brasil por duas semana estará na serra gaúcha (Caxias do Sul, Garibaldi, Veranópolis e encerrando em Bento Gonçalves). E quando Coro Jovem Instituto Tarcisio Michelon e Coro Simplesmente de Garibaldi souberam disso, resolveram oportunizar a população não somente de cantores e instrumentistas mas população geral destes municípios ouvir as belíssimas vozes deste Madrigal.

Franceli convida a comunida a participar do evento e comenta: “Dê esta oportunidade aos seus sentidos e venha ouvir essas belíssimas vozes destes três coros”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 27 de agosto de 2016.