Lembrada por ser uma empresa convicta de seu papel como fomentadora e motora de desenvolvimento sustentável e ambiental, a Fundação Bento Gonçalves Pró-Ambiente (Proamb), completa 25 anos de cooperação social em abril de 2016. A instituição, que opera por meio de unidades de negócio, como central de resíduos sólidos industriais, coprocessamento, assessoria técnica, capacitação e feira ambiental é a responsável pela realização da Feira Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente (Fiema), principal evento do meio ambiental.

Como tudo começou

Como ressalta o livro “Proamb, 20 anos”, a história de um dos ícones do setor Ambiental iniciou de forma tímida, em um terreno de 28 hectares, envolto por paredões de pedra, mata nativa e rios sinuosos. De forma minuciosa, objetivando a inteiração de todos os elementos que visam o controle de restos de produtos sólidos, foi criada em 1991, no interior de Pinto Bandeira a Central de Resíduos da Fundação Proamb, peça fundamental para o trabalho realizado pela instituição.

A estrutura foi construída com um objetivo, solucionar uma questão significativa e de difícil resolução para a época, o destino dos passivos ambientais de resultantes da produção de empresas da região. Uma das primeiras ações foi o levantamento do perfil de geração de resíduos dentro das empresas instituidoras.
O tempo passou e a Proamb cresceu. A Fundação teve paciência e jogo de cintura com a variável tempo durante os vários anos que transcorreram entre a aprovação do plano de resíduos e a atual conjuntura socioeconômica que se tornou.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 26 de março.