Aconteceu. Eu havia previsto ainda em 2015 que este dia chegaria. Chegou nesta semana. Houve o impeachment da Presidente Dilma. Nunca se viu um embate político tão grande como nos últimos tempos. Nunca se viu tantos movimentos na rua tão fortes. O “nós” e “eles” é uma realidade ainda hoje. Infelizmente, muitos políticos estão colocando seus nomes e perfis ANTES dos interesses reais do povo brasileiro. Em vez de todos olharem para o bem do país, há ranços e pedidos de oposição a qualquer custo, doa a quem doer, de um lado e, de outro, por enquanto somente promessas.

O golpe, de um lado da moeda; o petrolão, de outro. O crime que existiu, de um lado; o crime que não existiu, de outro. A corrupção, as promessas não cumpridas, um congresso longe dos anseios do povo. A crise, o desemprego e o impeachment. Pelo menos, o Brasil das ruas mostra ao mundo todo que um Presidente não pode tudo. O povo mostra todos os dias que não está mais cego, nem surdo. Este é, para mim, o maior ganho que se teve nos últimos tempos. Mas precisamos ficar continuamente vigilantes. Se dormirmos, as raposas atacam o galinheiro.

Hoje a confiança para o futuro está maior e isto ajudará a economia melhorar um pouco, ou, com certeza, não piorar.
Isto já é um avanço. Só o impeachment resolverá? Não. Os governos precisam urgentemente fazer o dever de casa.

Qual o tripé fundamental para uma melhora significativa do Brasil ?
1) Controle dos gastos públicos;
2) Controle da inflação;
3) Controle da taxa de câmbio.

O Brasil já teve 129 bilhões de déficit no ano passado. Este ano terá 179 bi. No ano que vem, no orçamento federal entregue esta semana, teremos 139 bilhões em déficit. São quase 450 bilhões em 3 anos de déficit monetário do governo federal. Como o governo financia seu déficit? Ou com o aumento de juros ou com emissão de dinheiro, duas maneiras muito ruins para a população. O controle e redução da inflação deve ser uma busca prioritária. Infelizmente, o controle da inflação se está fazendo com aumento de juros (ou manutenção de juros elevados) e controle do crédito. Isto gera desemprego e mais crise
ainda.

O controle da taxa de câmbio é importante porque regula todas as relações com o exterior, principalmente as importações e exportações. Quanto maior a taxa de câmbio, maior a inflação. Porém, maior pode ser o emprego e a renda.

As diferenças políticas deveriam ser reduzidas ( jamais desaparecerão totalmente ) e todos poderiam se unir para fortalecer o país. Mas parece que isto ainda está longe da realidade.

Um dos medos saiu parcialmente de cena. Outros não podem aparecer. Nós devemos continuar vigilantes a projetos de poder travestidos de socialismo, para roubos do dinheiro público, para que promessas vazias não enganem mais ( seja de que partido for ), para que uma boa propaganda não tape o sol com a peneira.

Temos que gritar a todos os cantos do planeta que, no Brasil, existe um caça-fantasma: o povo.