Instituições se readaptaram ao novo momento, em virtude da
pandemia da Covid-19

Devido a pandemia do novo coronavírus, o mundo teve de se readaptar em diferentes questões. Com a educação, seja ela em escolas ou instituições de ensino superiores não foi diferente. O momento pediu readequação. Por isso, as instituições, como um todo, reafirmaram seu compromisso com os alunos, preparando o material de forma on-line e disponibilizando conteúdos para que o semestre seja finalizado com sucesso.

De acordo com a diretora da Ftec de Bento Gonçalves, Débora Frizzo, a faculdade se adaptou rapidamente, pois já tinha experiência com o ensino a distância. “Em poucos dias conseguimos transformar nossas aulas presenciais em online, com tecnologias e recursos próprios”, revela.

Ela pontua que desde o começo da pandemia os cursos presenciais estão mantendo integralmente a rotina de estudos. “Tudo na modalidade on-line, com aulas síncronas (lives) que permitem a interação dos alunos com os professores no horário da aula. Os professores, incansáveis e atentos à essa necessidade de reinvenção de suas práticas, se adaptaram muito bem com o apoio das equipes pedagógicas da instituição”, esclarece. Ela ainda revela que todas as equipes entendem que esse movimento foi necessário e faz parte da transformação tecnológica que o mundo vive e para a qual precisamos estar preparados e preparar nossos alunos. “Não foi um problema, foi uma novidade diante da qual devemos reagir de maneira funcional”, frisa.

Débora esclarece que este movimento permite que seja cumprido integralmente o calendário acadêmico previsto para o ano. “Também já estamos trabalhando com o vestibular on-line para o próximo semestre, e as projeções são positivas, pois, continuamos a nossa rotina apenas de forma diferente. E, como em toda crise, sempre haverá espaço para as pessoas mais qualificadas. Portanto, o ensino superior deve se tornar uma prioridade para as pessoas, o que nos deixa muito otimista”, revela.

Mas toda esta readequação somente foi possível com o esforço e a união de todo o segmento, que não mediu esforços para prospectar ações necessárias. “Além disso, temos que salientar o esforço e empenho dos nossos alunos, que entenderam que se querem sobreviver no mundo competitivo de hoje, precisam não somente lidar com as tecnologias, mas lidar de modo ativo e autônomo. E nós estamos os ajudando nisso”, pontua.

Novas adaptações

Quem também se readequou foi a Uniasselvi. De acordo com a gerente do Setor de Capacitação e Formação Continuada da Uniasselvi, Profa. Me Neuzi Schotten, o grupo trabalha com Educação a Distância há 15 anos, atendendo mais de 350.000 alunos em Polos de Apoio Presencial distribuídos em todos os estados da Federação. “Ao iniciar o período de pandemia com o isolamento social, a Uniasselvi continuou com os encontros presenciais a cada semana com o tutor na sala virtual. Ou seja, apenas mudou de sala física para a virtual. Os acadêmicos têm participado dos encontros e continuam recebendo as orientações sobre os conteúdos e sobre os processos. Os tutores preparam com zelo o encontro a partir do modelo de EAD”, explica.

Ela ressalta que a universidade trabalha os conteúdos por meio de materiais disponibilizados no Ambiente Virtual do Aluno – AVA e dos encontros presenciais. “Diferentes materiais são disponibilizados no AVA, entre eles estão as trilhas de aprendizagem, os objetos de aprendizagem, os laboratórios virtuais, a plataforma 3D, os vídeos das disciplinas… enfim, são inúmeros materiais desenvolvidos com uma moderna tecnologia. Já nos encontros presenciais em ambiente virtual, os conteúdos são discutidos diretamente com os acadêmicos. Durante a semana, o acadêmico lê o material no ambiente virtual e no livro físico que recebe gratuitamente. A partir da leitura e do estudo, responde as autoatividades disponíveis em cada Unidade do livro. No encontro semanal essas atividades são discutidas para aprofundamento e revisão do conteúdo”, aborda.

Para que a comunicação com os alunos fique mais fácil, foi lançado o novo aplicativo, Leo. “Ele pode ser baixado no celular do aluno e vem com capacidade de internet no próprio aplicativo com navegação gratuita. Isso supre a necessidade de alguns alunos que residem em regiões onde não tem a qualidade necessária para acesso à determinadas plataformas. No aplicativo Leo, o aluno tem acesso a todos os processos administrativos, acadêmicos e aos conteúdos e avaliações necessários para a sua formação”, ressalta Neuzi. Ela completa desejando que esta situação seja superada por todos. “Para que possamos voltar às rotinas e, principalmente, com os nossos encontros presenciais nos ambientes físicos dos nossos Polos de Apoio Presencial”, finaliza.