Em uma época de crise financeira acentuada e escassez de repasses de recursos dos governos estadual e federal, Bento Gonçalves torna-se referência em atendimento aos pacientes que precisam utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), única das 17 existentes a funcionar de forma plena no Rio Grande do Sul, é apenas mais um ponto importante no trabalho realizado pelo Poder Público na cidade.

A substituição do PA 24 Horas pela UPA oferece de imediato uma modernização no atendimento aos usuários do SUS, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade de saúde. O local funciona como unidade intermediária de baixa complexidade e destina-se a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso da população aos serviços de emergência no SUS. Ao atender um chamado de urgência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após prestar o primeiro atendimento ao paciente, encaminha-o para a UPA, ou, em situações mais graves, para o hospital conveniado.

Com novos equipamentos, hoje é possível estabilizar um enfermo que esteja em estado grave, como aconteceu no primeiro dia de funcionamento da UPA, quando um paciente com parada cardiorrespiratória foi reanimado pela equipe médica da unidade. Além disso, a municipalidade vai na contramão dos demais municípios, mantendo a unidade em funcionamento com a realocação de recursos próprios, mesmo existindo um acordo para o recebimento de recursos dos governos federal e estadual.

Para o segundo semestre, o Poder Público prepara a entrega de mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros Zatt, Vila Nova, Cohab, Fenavinho e Tancredo Neves, aumentando de 24 para 29 os locais para os usuários. Estas unidades vão permitir a ampliação dos atendimentos à população destas regiões, aliviando as UBSs que atualmente realizam este serviço. Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o quadro clínico completo em todos os pontos, garantindo uma prestação de serviço mais qualificada para a comunidade mais carente de Bento. São notícias importantes e positivas para um setor que anda tão carente de atenção, como a área da saúde.