O pianista Rodrigo Soltton, residente de Bento Gonçalves, participou do Projeto “Emoções” de Roberto Carlos, em uma viagem de quatro dias a bordo de um cruzeiro, no Rio de Janeiro

Uma história que envolve um piano de cristal a bordo de um avião, um transatlântico de 18 andares e 137 toneladas, uma aclamada homenagem diante de um teatro lotado, três apresentações em alto mar, um show inesquecível visto da primeira fileira e um encontro com o “rei”. Esse é um resumo dos eventos vivenciados pelo pianista gaúcho, Rodrigo Soltton, 40 anos, durante os dias 15 e 19 de fevereiro deste ano, quando teve oportunidade de participar do “Projeto Emoções” do músico Roberto Carlos, no Cruzeiro MSC Fantasia.

O encontro de Soltton com Roberto Carlos, no camarim

Inesperado e intenso como um cometa. Essa é uma das tantas metáforas de Soltton na tentativa de explicar o que considera o ápice de sua carreira, uma trajetória marcada por mais de 1.000 concertos, ao longo de duas décadas em palcos nacionais e internacionais. Afinal, trata-se de uma sequência tão intensa de situações e de emoções que não parecem caber em quatro dias, que soam, segundo ele mesmo afirma, como se saídas de um livro de fantasias, onde a literalidade parece insuficiente para ilustrar o que é contado. “Imagine que eu nunca tinha entrado num cruzeiro. É algo impressionante, que quando tu olhas lá debaixo se sente uma formiguinha. Aí tu embarcas, e ali está a superprodução do Roberto Carlos e meu piano, que nunca tinha viajado de avião comigo, instalado na beira de uma piscina… São tantas coisas em tão pouco tempo, que fico atônito. Não há nada na vida que pode ser maior que isso”, conta emocionado.

As apresentações

Natural de Novo Hamburgo, o pianista que há 20 anos mora em Bento Gonçalves, se apresentou em uma festa na casa de Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos, em janeiro. Após o fim de um show bastante caloroso, Sirena comentou com Soltton que o levaria para o cruzeiro do Rei. O bento-gonçalvense, que levou a oferta mais como uma amostra de camaradagem do que de algo real, teve um choque alguns dias depois, quando seu telefone tocou. Do outro lado da linha, a voz do empresário: “Então, vamos?”.

Soltton se apresenta a beira da piscina do MSC Fantasia

No sábado, dia 15, o pianista pegou um voo matutino para o Rio de Janeiro. De tarde embarcou no MSC Fantasia, no Píer Mauá, às margens da Baía de Guanabara. À noite fez sua primeira apresentação, uma abertura para os Golden Boys. Além dela, tocou mais duas vezes, nas noites de 17 e 18, onde aproveitou para lançar um novo projeto: o “Rodrigo Soltton Piano Dance”. “Todos os shows ocorreram no entorno da piscina, a céu aberto, no 14º andar do navio. Então, a galera estava animada, em clima de festa total. Tinha que ser algo mais embalado, não tão romântico ou lento, pois o show do Roberto Carlos é assim, bem leve, suave. Eu precisava agitar, porque ao mesmo tempo em que o Rei tocava no teatro para 1.500 pessoas, eu tinha que entreter o restante do público”, sublinha.

“Os três shows foram fantásticos. A energia é surreal. Parecia saído de um conto de fadas”

Ademais das três apresentações na beira da piscina, Soltton teve ainda a oportunidade de improvisar cantando no Karaokê com a banda do Rei, no palco do teatro. A música escolhida foi “Amigo”, que cantou como homenagem ao seu pai, o qual lhe fez companhia na viagem. Enquanto músico convidado, em seu dia de folga, no domingo, trocou de posição. Saiu do palco para assistir, extasiado, da primeira fila, uma das apresentações do Rei. “A afinação, a produção, a banda, tudo é impecável. É um show perfeccionista. Ele termina a apresentação, e tu podes prensar o disco e vender na porta de saída, sem arrumar nada”, conta admirado.

O grande momento

Emoções, Amigo, Jesus Cristo, são algumas das canções de Roberto Carlos que sempre estiveram presentes no repertório de Soltton. Como músico e fã, não é de se estranhar que a chave de ouro para essa experiência fosse o tão aguardado encontro com o Rei. “São cinco mil pessoas que pagaram para embarcar e todo mundo quer uma foto com ele, mas é óbvio que isso é impraticável. Tem gente ali que acompanha ele em todos os lados, que já foi em mais de 10 shows e nunca conseguiu, então sou um privilegiado de ter registrado isso, e de ter trocado umas palavras com ele”, finaliza.

“Conversamos por uns 10 minutos. Ele é um querido, já me recebeu brincando. Ele se sentiu à vontade comigo. Foi mesmo muito bacana”

Projeto Emoções

O projeto que leva o nome de uma das canções de maior sucesso de Roberto Carlos começou em 2005 com a finalidade de reunir amigos e admiradores do cantor, para compartilhar momentos inesquecíveis em alto mar. A 16ª edição do “Emoções” ocorreu de 15 a 19 de fevereiro de 2020, partindo do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, para uma viagem até Búzios, no litoral fluminense. Além dos fãs do artista, estiveram a bordo celebridades como Tom Cavalcante, Vera Fischer, Eri Johnson, Carlinhos de Jesus, Fernanda Montenegro, entre outros.

Navio MSC Fantasia

É um navio de cruzeiro italiano da Classe Fantasia operado pela MSC Crociere, que entrou em serviço em 2008. Um gigante de 137.936 toneladas, 333 m de comprimento e 18 andares.  Sua tripulação estimada é de 1300 pessoas e possui capacidade para mais de 3200 passageiros. Como uma verdadeira cidade em alto mar, além de um teatro, possui 23 restaurantes, cafés, piscina, bares , cinema e instalações esportivas diversas.

Fotos: Rodrigo Soltton/ Arquivo Pessoal