Em uma época em que se postula tanto pela vida, e que tanta gente se debruça sobre fórmulas para evitar o contágio e uma saída científica para a Covid-19, celebrar a longevidade é uma dádiva!

Viver por mais tempo, e viver com saúde, então, é uma bênção divina.

É o que aponta a reportagem especial publicada nesta edição, dando conta que a expectativa de vida em Bento Gonçalves e região aumentou mais um pouco e, agora, supera os 79 anos.

Melhor ainda é saber que os fatores que levam a essa longevidade mais significativa decorre da forma com que a maioria das pessoas cruzam pelo tempo: com cuidados para com a saúde, alimentação saudável, exercícios físicos, e uma busca permanente por boas condições de vida!

A cobrança para que sejam ofertados serviços públicos de excelência, principalmente na área da saúde, tem impacto importante nos dados estatísticos sobre a longevidade. Por exemplo, o atendimento rápido às situações de urgência e emergência preservam a existência de pessoas; disponibilizar atenção preventiva, aderir e manter programas preventivos à saúde das famílias, e dos idosos especialmente, aumenta a expectativa de vida.

E, sim, é possível cruzar os dias com dignidade, como comprova a professora aposentada Nelcy Ballista.

No auge da sua jovial terceira idade, ela é um exemplo que deveria ser observado e seguido por todas as pessoas.

Cercada pelo carinho e atenção de familiares e amigos, ela preenche seus dias com cuidados pessoais – nestes dias, mais ainda por causa do coronavírus. Mas não abre mão de fazer o que gosta como frequentar os locais de sua preferência, confraternizar com amigas ou mesmo ir às missas, agradecer aos santos de sua devoção.

Que mais pessoas possam, como a professora Nelcy, mostrar que a expectativa de vida é apenas um número e que é possível ter uma existência muito além desta referência, com saúde, alegria e bom humor.