O início da semana e o último dia do mês de setembro será marcado pela elevação das temperaturas. A segunda-feira, 30, poderá registrar 26ºC na Serra Gaúcha. O dia segue ensolarado e com o tempo firme. As mínimas alcançam 13ºC. A previsão dos institutos de meteorologia é de que na terça-feira, 1º de outubro, o calor se intensifique.

No entanto, a instabilidade no clima poderá chegar na quarta-feira, 2 de outubro, com a presença de uma área de baixa pressão, avançando no estado com nuvens bastante carregadas, o que pode ocasionar temporais. Apesar da instabilidade, o calor deve predominar. Conforme a meteorologia, poderão ocorrer chuvas, acompanhadas de trovoadas, ventos fortes de até 90 quilômetros por hora e há a possibilidade de queda de granizo.

Em Bento Gonçalves as precipitações devem ocorrer na noite de quarta-feira. Na quinta, 3 de outubro, uma frente fria chega à região, provocando mais chuva por todo o Rio Grande do Sul. Na região, a previsão é de que o tempo comece a melhorar, no entanto, com nova onda de frio.