Próxima etapa corresponde à colocação de paredes de alvenaria. Com a conclusão, prevista para março de 2022, o local vai abrigar até 120 pessoas internadas por dia

A obra do Complexo Hospitalar de Bento Gonçalves, no bairro Botafogo, segue em andamento. Em 42 dias, desde a última visita técnica realizada em 14 de maio, no bloco cirúrgico foram construídos os pilares, as vigas e a concretagem. A próxima etapa é a construção da última laje e a colocação de paredes de alvenaria. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), essa fase deve ser concluída até o final do semestre.

A obra iniciou na gestão passada e teve sequência graças à aprovação do aporte de R$ 5,4 milhões, provenientes do Fundo de Educação à Saúde. Com a conclusão, o local poderá abrigar até 120 pessoas internadas por dia.

Após a conclusão do bloco, serão construídas rampas e elevador de acesso, além da torre de internação com mais três andares de unidades. Segunda a diretora-adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti Gauer, a previsão é que até março de 2022 o hospital público seja entregue à comunidade bento-gonçalvense.

Construção de pilares e vigas foi feita no espaço. Foto: Franciele Zanon

O montante abrange também a ampliação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), área de internação e a reforma e mobiliário da farmácia municipal. Será possível ainda realizar a troca de esquadrias nas fachadas externas e a revitalização da recepção do antigo Hospital Galassi. Além disso, a nova sede do Samu contará com estacionamento para ambulâncias, salas para os profissionais, entre outros.

Construção dos elevadores

As propostas para a fase de credenciamento foram feitas no início de abril. Oito empresas demonstraram interesse. Após análises da documentação, pela Comissão de Licitações e pelo Engenheiro Civil do município, cinco delas estavam em conformidade com o edital de licitação.

Ao final do certame, a empresa vencedora foi a Construvia Serviços de Reformas Prediais EIRELI, a mesma responsável pela construção do bloco cirúrgico. Cerca de R$ 2 milhões devem ser aplicados na construção do elevador.

Foto: Franciele Zanon