Mais de 1,7 mil municípios do Brasil são locais de aplicação da prova

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo, 13, e amanhã tem sua última fase, com 90 questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação terá cinco horas de duração, meia hora a menos que o primeiro dia.

Mais de 1,7 mil municípios do Brasil são locais de aplicação da prova. Após a conclusão do exame, inicia uma nova fase, na qual os estudantes aguardam a divulgação dos resultados e das correções das redações.

Após receberem as notas, os alunos poderão concorrer a vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de disputar vagas em instituições de ensino portuguesas.

Sobre o Enem

O exame é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelas provas, a preparação de uma edição do Enem começa antes mesmo da última ser finalizada.

Os itens são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Inep. Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão d. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.

Finalmente, os elementos são pré-testados em aplicações feitas em escolas pelo país. O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem. Com a aplicação, avalia-se a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão. Os itens aprovados passam a compor o Banco Nacional de Itens (BNI), que fica disponível para aplicações futuras do exame.

As questões que vão compor a prova do Enem são selecionadas no final do primeiro semestre do ano, por especialistas do Inep, com auxílio de professores de diversas instituições de ensino básico e superior. As perguntas são selecionadas de forma que o nível de dificuldade das provas seja o mesmo todos os anos. Assim, é possível comparar o desempenho dos candidatos em anos diferentes.

Selecionados, o tema da redação e as questões da prova, seguindo protocolos, são levados até a gráfica de segurança máxima, onde o exame é impresso. A videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) é gravada em um estúdio montado dentro do Ambiente Físico Integrado Seguro, no Inep. Os DVDs com o conteúdo da prova também são enviados para a gráfica.