Ingressam obras de Adélia Prado, Graciliano Ramos, Lygia Fagundes Telles e Marcelo Rubens Paiva. Provas serão realizadas em novembro e dezembro deste ano

A Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) divulgou a lista das doze leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa do Concurso Vestibular 2020. As novidades em relação à última edição são: Bagagem, obra de poesias de Adélia Prado; o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos; As Meninas, da escritora Lygia Fagundes Telles; e Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva.

As quatro obras se junto às oito leituras do concurso anterior que permanecem, como de costume, para esta edição: Poemas (veja a seleção no site) de Florbela Espanca; Papéis Avulsos, de Machado de Assis; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; Hamlet, de William Shakespeare; A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus; Diário da Queda, de Michel Laub; e o Álbum/Disco Elis & Tom [1974].

Vestibular em novembro
Como foi divulgado na publicação do Calendário Acadêmico deste ano, o período de aplicação das provas do Concurso Vestibular será nos meses de novembro e dezembro de 2019, em dois finais de semana subsequentes: nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. A antecipação da data de aplicação das provas do vestibular faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas.

Dessa forma, a UFRGS terá mais tempo para as análises de documentos e aferições exigidas aos candidatos classificados para ingresso pelo Programa de Ações Afirmativas e também poderá fazer mais chamamentos para ocupação de vagas remanescentes. Entre outras medidas adotadas visando à implementação de melhorias nas matrículas, estão a redução do número de documentos de comprovação de renda do candidato classificado para as cotas socioeconômicas e a definição prévia de todo o cronograma de chamamentos.

As demais informações sobre a aplicação das provas, como edital e procedimentos de inscrição, serão divulgadas posteriormente, no site: www.ufrgs.br/vestibular.

Fonte e foto: Ascom UFRGS