A cada 10 de fevereiro, data da publicação do decreto governamental que autorizou, em 1967, a constituição da Universidade de Caxias do Sul, mais do que um aniversário, comemora-se principalmente o empenho de diferentes gerações para tornar indispensável uma instituição que nasceu do esforço conjunto da comunidade caxiense – na ocasião, representada pela Prefeitura de Caxias do Sul, pela Mitra Diocesana e pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos – destinada a tornar-se um “templo de cultura e do saber”, capaz de “derramar para fora de seus muros os benefícios de suas pesquisas, o aproveitamento de seus cursos, em favor da comunidade que a faz crescer”.

A ideia de reunir os cursos de Administração, Artes, Ciências, Direito, Economia, Enfermagem, Filosofia e Letras, até então funcionando em faculdades isoladas, numa mesma instituição e ambiente físico, com uma gestão comum, foi destaque no discurso de posse do primeiro reitor da UCS, Virvi Ramos, em 15 de fevereiro de 1967, que ressaltava o aspecto “salutar” do convívio universitário. “Pretendemos criar um ambiente realmente universitário para que todos os estudantes, sejam professores, sejam alunos, convivam num ambiente propício à pesquisa, aos trabalhos, aos cursos, às trocas de ideias e aos debates”.

O compromisso com a inovação

Após 48 anos, muito do que preconizavam os fundadores da UCS foi alcançado. Mudou o mundo, a ciência, a tecnologia, as formas de comunicação, de produção e de gestão. Profundas transformações em todas as esferas da sociedade passaram a exigir a inovação, seja na oferta de cursos, nas metodologias de ensino, na modernização dos espaços, na ampliação da sua área de abrangência, na forma de fazer a gestão universitária e de se relacionar com o seu público.

Nas últimas décadas, ampliou-se o acesso à educação superior. A busca pela inovação científica e tecnológica impulsionou a pós-graduação e a pesquisa, trazendo para a mesma mesa de trabalho, a universidade, o setor público e o setor privado, para, juntos, viabilizarem projetos de interesse da sociedade. A graduação não é mais a única forma de ingresso na Universidade, que passou a oferecer programas de pós-graduação, promovendo a formação de mestres e doutores, aliando a pesquisa institucional à formação avançada de recursos humanos. Isso contribuiu para a sua introdução no cenário internacional do ensino superior, tornando-a parceira de instituições estrangeiras de renome.

Com unidades em nove cidades, cresceu o número de alunos. A sala de aula expandiu-se e a educação a distância tornou-se uma realidade. Além dos novos cursos de graduação e pós-graduação e das novas modalidades de ensino, uma nova abordagem extensionista ampliou os benefícios do conhecimento produzido na UCS. Uma ampla grade de cursos de extensão e especialização complementam e aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional. Pessoas com mais de 50 anos encontram na Universidade oportunidades de aprendizagem e convívio. Interessados em aprender uma língua estrangeira podem optar por um programa de cursos em oito idiomas. Programas culturais e esportivos, assim como uma variada oferta de serviços na área social e tecnológica fortalecem os laços de convivência e cooperação entre a Universidade e a sociedade.

Os novos desafios

No cargo desde maio de 2014, o reitor Evaldo Kuiava tem consciência do enorme desafio de conduzir a Universidade em sua fase de maturidade institucional, consolidando os avanços das gestões anteriores e, ao mesmo tempo, fornecendo as respostas assertivas e inovadoras aos novos desafios da sociedade.
“De fato crescemos, ampliamos, diversificamos e nos tornamos referência local, regional e nacional. Vivemos uma fase de exclusividade no meio educacional do ensino superior brasileiro e ocupamos hoje um lugar de destaque. Nesse sentido, o sentimento é de orgulho pela nossa Universidade e de agradecimento a todos que, ontem e hoje, contribuíram para a sua consolidação. Temos uma história que carregamos, uma tradição que a suporta e sabemos da importante tarefa que temos de protegê-la e fazê-la avançar.”

O reconhecimento, em 2014, como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) abriu novas possibilidades de atuação para a Instituição, que poderá concorrer a editais para captação de recursos, até então reservados somente para as instituições públicas. Essa nova realidade anima a equipe de gestores, responsável por traçar os objetivos e as estratégias institucionais, entre eles: avançar com a internacionalização; inovar nas formas de socializar o conhecimento, e na oferta de cursos, serviços e soluções inteligentes para os problemas da sociedade; transformar a UCS em um parque científico e tecnológico que catalise parcerias com o governo e o setor empresarial.

“A melhor maneira de se preparar para o futuro é planejá-lo com objetivos e metas bem definidas. Preservando a ideia de uma sólida formação humanista, ética, cidadã e universal e o ambiente de diálogo e pluralidade. Nós sabemos para onde queremos ir. Queremos uma universidade de qualidade e excelência, uma universidade contemporânea e inovadora” sintetiza o reitor.

Para o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, ” a Instituição é uma referência de ensino, pesquisa e extensão na região e no país, cumprindo assim o que foi proposto pelos seus fundadores”.

A UCS hoje

– Com 85 cursos de graduação, na última avaliação do MEC, o UCS obteve o conceito 4, ficando entre as 20 melhores universidades privadas do país.
– No Ranking Universitário da Folha 2014, entre as universidades comunitárias e privadas do país, é a 2ª em inovação e a 9ª em pesquisa.
– Segundo pesquisa da Revista Amanhã, é a 14ª entre as 50 companhias mais inovadoras do sul do país, sendo a 2ª no setor educacional.
– Cerca de 68 mil profissionais concluíram, na UCS, sua graduação e 12 mil complementaram sua formação com um curso de especialização.
– Entre os 30 mil estudantes de graduação, 4 mil têm bolsas de estudos do ProUni e 420 têm bolsas de iniciação científica e tecnológica.
– O Programa UCS Sênior já ultrapassa o número de mil alunos matriculados.
– Com conceitos 4 e 5 da CAPES, os 14 cursos de mestrado e 6 de doutorado titularam 1.415 mestres e 44 doutores.
– São 67 registros de patentes no INPI e centenas de projetos de pesquisa, em parceria com o setor público e o setor privado.
– Como difusora do conhecimento produzido pelos docentes, a EDUCS publicou, desde a sua criação, em 1976, cerca de 1,2 mil títulos.
– A mobilidade internacional de estudantes e professores viabiliza-se através dos 197 acordos bilaterais e das redes de cooperação entre instituições estrangeiras.
– As 12 bibliotecas disponibilizam 1, 2 milhão de exemplares e um acervo eletrônico com 9 mil e-books.
– Com unidades em nove cidades, a UCS conta com a colaboração de 1,1 mil professores e 900 funcionários para concretizar nossa missão institucional.