Acontece na tarde de hoje, 27, às 15h, a solenidade de troca de comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). Quem chega ao cargo é o tenente-coronel Glauco Alexandre Braga, que assume no lugar do major Álvaro Martinelli, que passa a ocupar a função de sub-comandante do batalhão.

A solenidade será no Sest/Senat, na rua Joana Guindani Tonello, no bairro Distrito Industrial. Na tarde de ontem, Braga entregou o comando do 1º BPAT, sediado em Gramado, ao seu sucessor, o também tenente-coronel Carlos Roberto da Rocha Xavier Júnior.

A trajetória do novo comandante

Braga completou, em 2016, trinta anos de serviço na Brigada Militar. Sua experiência profissional é basicamente operacional, tendo atuado a vida inteira com policiamento ostensivo. Há 21 anos trabalhando em Gramado e na região das Hortênsias, Braga já havia atuado em Caxias após a formatura, em 1988 e, posteriormente, mais cinco anos em Porto Alegre.

Questionado sobre a expectativa para assumir o comando do 3º BPAT, Braga afirma que irá tentar auxiliar ao máximo a equipe de trabalho que já vem atuando no batalhão com a experiência profissional que já possui. “Tenho certeza que todos já se encontram muito bem comandados pelo major Martinelli. Se de alguma forma eu conseguir contribuir com isso, já vou ficar bastante contente com a minha passagem na região”, afirma.

Em relação às estratégias de policiamento que serão adotadas pela equipe que agora contará com seu comando, Braga declara que, assim que assumir a função, irá se reunir com o ex-comandante, major Martinelli, e com os demais membros da equipe, para verificar quais são os recursos humanos e materiais disponíveis, bem como os índices de criminalidade da região, e quais medidas já estão em vigor para combatê-las. “Ainda preciso me atualizar, mas não devem ocorrer mudanças radicais. Acredito que o que hoje está sendo feito pelo atual comando está sendo executado da melhor maneira possível. Vou apenas tentar somar como puder”, afirmou o novo comandante.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 27 de julho