Desde a quinta-feira, 31 de maio, a paróquia Santo Antônio realiza a tradicional Trezena em preparação a festa do santo padroeiro do município. Com o tema “Sal da terra e luz do mundo”, as celebrações ocorrem diariamente, a partir das 18h e seguem até a véspera da festa, dia 12. Os devotos do santo participam de missas, pedem bênçãos e acompanham as pregações comandadas pelos padres da paróquia e também dos sacerdotes da diocese de Caxias do Sul, convidados para presidirem as missas.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas pouco depois de sua ordenação sacerdotal transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores com a intenção de dedicar-se à propagação da fé entre os povos da África.

Foi, entretanto na França e na Itália que ele exerceu com excelentes frutos o ministério da pregação, convertendo muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano de 1231, sendo canonizado em 30 de maio de 1232, na Catedral de Espoleto – Itália.

A devoção à Santo Antônio chegou em Bento por volta de 1875 com a vinda de imigrantes italianos que trouxeram consigo a fé a devoção ao padroeiro.

Foto: Gabriel Agostini Comerlato