Festividade ocorre na noite de 06 de abril no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Uma noite glamorosa e ao mesmo tempo fiel a sua essência – digna de cortejo real e repleta de significados históricos. A escolha da corte da 16ª Fenavinho promete encantar pelos detalhes que relembram e resgatam o sentimento da comunidade pela festa mais querida de Bento Gonçalves. Na noite deste sábado, 6 de abril, a partir das 19h, os holofotes estarão voltados para as 18 candidatas que disputam a coroa. “Tudo está sendo pensado para transmitir a real e verdadeira essência da Fenavinho, uma festa para a comunidade, de valorização de nossa cultura, história, tradição e, principalmente, enaltecendo a qualidade dos vinhos pelos quais Bento Gonçalves é referência”, afirma Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade à frente da retomada da Fenavinho e promotora de sua 16ª edição.

O compromisso com a valorização dos elementos históricos aparece já na escolha do local que acolhe a programação: o Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde ocorreu a primeira edição da Fenavinho, em 1967. Essa viagem pelo tempo aparece, também, nos trajes utilizados pelas postulantes ao reinado. As vestimentas vêm carregadas de história, expressa pelo design simplista dos cortes, em cores que remetem à cultura da vinha. O figurino comum a todas as candidatas será composto por uma saia bordô e uma camisa branca que remonta à essência dos primeiros vestidos.

Às eleitas, a Fenavinho reserva um regalo ainda mais carregado de simbolismo: as tradicionais faixas que empossam as soberanas foram projetadas para compor uma mensagem traduzindo o que é a essência da festa. “As cores, que são as dos vinhos, e o ouro, que significa a opulência do município, guiam o design. Aliado a isso, entra a criatividade com desenhos de garrafas, taças e outros elementos típicos”, descreve o estilista Juan Isasa – que projetará, ainda, os trajes oficiais.

Também as emblemáticas coroas, passadas de corte em corte, e há mais de uma década compondo a ornamentação que identifica as soberanas, foram revitalizadas para este ano. As peças símbolo da nobreza foram projetadas pelo professor de artes plásticas e decorador Henry Angelo Dalla Coletta (In memoriam) e confeccionadas por uma fábrica especializada em joias de Guaporé.

Enojoias personalizadas às soberanas

Protagonista da festa-mãe de Bento Gonçalves, o vinho também é estrela de adornos que embelezarão a corte da 16ª Fenavinho. Ele é a matéria-prima do conjunto de acessórios, composto por brincos, anéis e pingentes, destinado às soberanas. As peças são feitas a partir do bitartarato de potássio – um subproduto da fabricação da bebida retirado de pipas que armazenam o vinho. Quem assina a confecção é a Enojoias – Diamantes do Vinho, de Tuiuty.

O desenvolvimento dos adereços é de Patrícia Pedrotti, idealizadora do projeto. “Pensamos em características que levem os traços da Fenavinho, especialmente da parte do metal, com grãos de uva e elementos de parreirais”, destaca. As joias passam pela modelagem e são impressas em 3D – logo após, são realizados os processos de fundição na prata e folheamento em ouro.

Como será a escolha

O processo de escolha da corte da 16ª Fenavinho iniciou em fevereiro deste ano, quando foram abertas as inscrições para as interessadas em participar do concurso. Concluídas as etapas de validação das candidaturas, hoje são 18 mulheres na disputa pela coroa, representantes de entidades, associações, bairros, distritos do interior e empresas de Bento Gonçalves.

Durante todo o mês de março, elas participaram de uma intensa agenda de preparação, que envolveu visita aos principais pontos históricos e turísticos de Bento Gonçalves, distritos e região. “As soberanas são as representantes da Fenavinho, mas também da história de uma cidade, da cultura de um povo e da força de um setor, o vinícola. É fundamental que sejam plenas conhecedoras dessa riqueza de informação a fim de promover devidamente os atrativos e o potencial de Bento Gonçalves”, diz Rodrigo Parisotto, integrante do comitê organizador da Fenavinho. As candidatas também receberam orientações sobre postura, comportamento, dicas para o desfile e entrevista com os jurados.

Todo esse cuidado é fundamental diante da responsabilidade que acompanha a coroa. “O papel das soberanas transcende a promoção da Fenavinho em 2019 ou 2020: compreende a missão de divulgar o município de Bento Gonçalves, as tradições de uma região e o vinho brasileiro. Por isso precisam dominar com muita propriedade essas informações”, avalia Diego Bertolini, coordenador do Comitê Fenavinho.

A eleição da imperatriz e suas damas de honra caberá a um júri composto por sete integrantes – todos vindos de fora do município de Bento Gonçalves, sendo eles representantes do setor vinícola, do mundo da moda e da imprensa – cujos nomes somente serão conhecidos na noite da escolha. Uma das presenças já anunciadas entre os jurados é a de Sandra Guerra, primeira imperatriz da Fenavinho.

A eles caberá a missão de escolher as soberanas com base em dois momentos de avaliação: a entrevista, que ocorre no sábado à tarde, exclusivamente para o júri, onde quando serão analisados quesitos como apresentação pessoal, comunicação e expressão, conhecimento, simpatia e cordialidade; e o desfile, com a observação de itens como beleza, desenvoltura, tranquilidade e naturalidade.

Passagem do título

Contabilizados os pontos e anunciada a nova corte da 16ª Fenavinho, será a vez das atuais soberanas se despedirem. Kelly Scanagata, Imperatriz da 15ª Fenavinho, e suas damas de honra, Carine Pedrotti e Gabriela Bottega, deixam o cargo que assumiram em 2011 com o orgulho de terem ajudado a escrever a história da festa. “Desejo todo o sucesso à nova corte, que as meninas tenham momentos mágicos, assim como eu tive, e que seja um sonho, assim como foi para mim. Também espero que a Fenavinho volte ainda maior e melhor, resgatando sempre as nossas culturas e a nossa essência”, enfatiza Kelly.

Programe-se para o evento e agende-se para as próximas atrações

A escolha da corte da 16ª Fenavinho será na noite de 06 de abril, no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Além de assistir ao desfile, quem participar poderá degustar  vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados pelas melhores vinícolas  da região, acompanhados de delícias da gastronomia local. Além disso, atrações musicais permeiam a programação.

Para garantir presença no encontro, que inicia às 19h, basta entrar em contato com CIC-BG pelo telefone (54) 2105.1999 e adquirir o ingresso pelo valor de R$15 – que dá direito a uma taça para degustação. A venda ao público inicia na segunda-feira, 1º  de abril, e os ingressos são limitados. Não haverá comercialização de entradas na noite da escolha.

O clima de Fenavinho segue, em Bento Gonçalves, com as atividades que estão confirmadas no mês de junho: nos dois fins de semana que antecedem a festa (dias 01 e 08) haverá programação temática especial no centro da cidade, com vinhos de pelo menos nove vinícolas que já confirmaram a presença na 16ª Fenavinho, além de gastronomia italiana e músicas tradicionais – atrações oferecidas à comunidade em um ambiente que resgata a essência das festas do interior, típicas da região. Essa agenda mobiliza o público para curtir, de 13 a 23 de junho, as experiência da Festa Nacional do Vinho, que ocorre de forma integrada a ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

ExpoBento e Fenavinho juntas

Em 2019, a 16ª Festa Nacional do Vinho e a 29ª ExpoBento vão ocorrer de forma integrada. Entre 13 e 23 de junho, os dois eventos prometem atrair mais de 200 mil visitantes ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A maior feira multissetorial do país reúne anualmente cerca de 400 expositores que oferecem oportunidades de negócios nos segmentos de vestuário, automóveis, agronegócio, serviços, imóveis e variedades. Já a Fenavinho será retomada após oito anos e trará de volta grandes marcas, como a Vila Típica, o vinho encanado e os tradicionais desfiles no centro do município. A realização é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação Fenavinho 2019