Depois de nove semanas sem emissão de Avisos ou Alertas, Estado se preocupa com crescimento de casos do vírus  

Nesta quarta-feira, 18 de maio, ficou decretado estado de Alerta para todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão veio após uma reunião do Grupo de Trabalho (GT), responsável pelo gerenciamento da pandemia em território gaúcho, na terça-feira, 17, em que foi avaliado o aumento de casos confirmados de infecção e internação pelo vírus.

O estado ficou nove semanas sem emissão de novos Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento. Entretanto, as confirmações de pacientes com Covid-19 quase dobraram nos últimos dez dias, de acordo com o governo do RS. Entre 7 e 17 de maio, a incidência passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2.

Outra diferença que chamou a atenção do GT foi o aumento no número de internados em leitos clínicos, algo que não ocorria há semanas. Entre suspeitos e confirmados, houve um crescimento de 47% em nove dias. No dia 9 de maio haviam 339 internados, já em 18 de maio haviam 521. Já o número de internação em leitos de UTIs segue estável.

O GT espera que nos próximos dias aumente o número de internados em UTIs. Por conta disso, o grupo sugere uma avaliação dos comitês regionais pelo retorno da utilização de máscaras em locais fechados. O governo do Estado também reforça a importância da vacinação para conter qualquer avanço do vírus. Até o momento, 50,4% das pessoas receberam a dose de reforço.