Bento Gonçalves é uma das cidades em que a Tocha Olímpica vai passar no próximo ano. O evento oficial de revezamento, parte da programação dos Jogos Olímpicos 2016, foi realizado nesta quinta-feira, 29 de outubro, no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Esporte, George Hilton, e representantes do Comitê Rio 2016.

Mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul vão receber a Tocha, que começará o revezamento em maio de 2016, em Brasília. No estado, a chama deve chegar no início de julho, e as cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul foram as escolhidas para ela pernoitar após eventos turísticos locais, são as chamadas ‘Cidades de Celebração’. No dia 5 de agosto, a tocha chegará ao Rio de Janeiro para marcar o início oficial dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã.

O evento contou também com a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos, ex-atletas e representantes do segmento esportivo gaúcho.
As cidades por onde a Tocha Olímpica deve passar no Rio Grande do Sul, são: Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Jogos Olímpicos 2016
Os Jogos Olímpicos do Rio acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016, e devem reunir mais de 10 mil atletas de 206 países. Em 17 dias de evento, serão disputadas 306 provas com medalhas.