O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) de Bento Gonçalves, Thompsson Benhur Didone, recebeu, na sexta-feira, 17, o diploma de Mestre em Viticultura e Enologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o primeiro concedido por uma instituição brasileira. O ato ocorreu no campus da Capital do Vinho e contou com a presença de autoridades e funcionários da instituição de ensino.

Didone, que exerce a função de enólogo, é um exemplo de sucesso do princípio da verticalização do ensino na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu o Curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, instituição que posteriormente alterou o nome para Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG), o qual foi transformado em Campus Bento Gonçalves do IFRS, onde também obteve os títulos de Tecnólogo em Viticultura e Enologia e de Tecnólogo em Horticultura. 

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE), programa que atua em forma associativa sendo ofertado em diferentes polos, o Curso no primeiro momento acontece nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Futuramente, poderá contar com outras instituições associadas. Esse Mestrado tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. O trabalho desenvolvido deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

Alegre por mais uma conquista, Didone agradeceu o apoio de todos. “Gostaria de ressaltar o forte envolvimento dos professores, coordenadores do curso, diretores e demais funcionários que tornam o Curso do Mestrado fortemente qualificado e que superou minhas expectativas quanto no ensino, aprendizagem e troca de experiências. Agradeço a todos que colaboraram durante a realização do curso e que possibilitaram mais esta conquista para mim e minha família e também para a instituição”, disse.

Thompsson concluiu o Curso em setembro, após apresentar a dissertação intitulada “Vinícolas Familiares do Vale dos Vinhedos: proposta de modelo de negócio para promoção da competitividade a partir de recursos territoriais”, orientada pela professora Shana Sabbado Flores, com a coorientação da professora Raquel Breitenbach.

Foto: Ascom IFRS / Reprodução