Testes de uma vacina contra a infecção pelo vírus HIV estão iniciando no Brasil. A iniciativa é da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Iniciado há cinco anos, o estudo, intitulado Mosaico, busca voluntários para testarem o insumo.

De acordo com as informações colhidas após realização de testes clínicos, pessoas que receberam a vacina conseguiram produzir satisfatoriamente anticorpos e imunidade contra a infecção. A pesquisa já foi aprovada pela fase pré-clínica, animal, e fases um e dois em humanos. 

Para participar dos processos, os voluntários devem ser homens gays ou bissexuais cisgêneros e homens ou mulheres transexuais, que tenham entre 18 e 60 anos. Os interessados podem entrar em contato com o Programa de Educação Comunitária da USP pelo Instagram ou pelo e-mail [email protected].

Como funcionam os efeitos da vacina?

De acordo com a USP, são injetadas informações genéticas de proteínas do HIV dentro de um outro vírus, inofensivo aos seres humanos. A tecnologia utilizada no desenvolvimento do insumo é chamada de vetor.

Após ser vacinado, o vírus inserido no organismo do indivíduo se multiplica e, assim, propicia que seu corpo receba as proteínas injetadas em seu material genético. Assim, a pessoa que for vacinada produzir resposta imune contra a proteínas do vírus inofensivo e também contra as do HIV.

Foto: Reprodução / Freepik