Nem sempre temos a clareza do que seja a ternura, mas todos sentimos necessidade.
Ternura revela um coração educado e sensível para quem a comunica e para quem a recebe, confirma uma necessidade humana favorável.
Há quem diga: ” Ternura não é tudo, ternura não da lucro!” A rigidez das leis a impede de um capitalismo selvagem e o senso de desumanidade podem produzir tais convicções.
Porém sem ternura a convivência humana seria um cenário desagradável de frieza e um jardim sem flores. Exatamente quando a humanidade experimente a desconfiança, o desânimo e a depressão, faz-se ainda mais necessária a ternura como recurso de esperança, humanização e transformação.
As crianças de nosso tempo, muito mais do que objetos de distração, necessitam contar com a terna atenção de um pai e de uma mãe que os ajudem a educar o coração. Os jovens, aparentemente frios e autossuficientes, tantas vezes se rebelam com suas formas de linguagem, como revolta por lhes faltar compreensão, ternura e carinho dos adultos.
Os homens e as mulheres de nosso tempo esperam que alguém os escute. Todos sentem necessidade de palavras de ânimo e consolo, gestos de apoio e de bondade, aproximadamente de perdão e de alegria verdadeira. Somos chamados a levar todos a abraço de Deus, que se inclina com ternura sobre nós.
” A TERNURA DE DEUS É A EXPRESSÃO DE SUA MISERICÓRDIA. ELE NUNCA CHEGA PARA CONDENAR, MAS PARA SALVAR”…
Se necessitamos de vigor para não sermos como caniços agitados pelo vendo , também necessitamos da ternura para não sermos como a terra seca do sertão.
Problemas existem e sempre existirão para todos, mas a forma terna de caridade com que os tratamos poderá ser o remédio mais eficaz para as feridas que nos machucam.
” QUE NESTE NATAL TODOS NÓS POSSAMOS COLHER O CRISTO MENINO COM TERNURA, ELE NASCE DENTRO DE CADA UM DE NÓS…”

FELIZ E ABENÇOADO NATAL.