Encontros, que ocorreram também em municípios da região, emocionaram
o público e deixaram uma linda mensagem

Uma tradição milenar, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, o Terno de Reis é realizado em diversos locais do País. A festividade é uma comemoração relativa à viagem dos três Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar, que presentearam o recém-nascido Jesus Cristo com ouro, incenso e mirra. O Dia dos Reis, celebrado em 6 de janeiro, é a data que encerra as celebrações do Natal e lembra que o verdadeiro sentido das comemorações natalinas é o nascimento do Menino Jesus.

Em Garibaldi a apresentação do Terno de Reis foi realizada no dia 2 de janeiro e fez muitas pessoas se emocionarem com o canto e a encenação do Grupo Resplendor da Aurora. A iniciativa inédita de tornar público o caminho realizado pelo grupo há mais de 15 anos foi prestigiada por inúmeras pessoas, muitas delas famílias, na Praça Loureiro da Silva. Os integrantes entoaram canções tradicionais e foram recepcionados pelo prefeito do município, Antônio Cettolin. Neste dia, foi encerrada a programação do Natal Borbulhante da cidade.

Após este momento único, as apresentações não pararam por aí. O Terno de Reis seguiu com visitas às famílias garibaldenses até o último dia 5 e teve o encerramento na missa do dia seis, na Igreja Matriz São Pedro.
Em Carlos Barbosa a emoção e as lembranças também vieram à tona na noite de domingo. A apresentação no município já é tradicional há 26 anos e comprova a importância, a beleza e a tradição deste momento para a cultura do povo. O espetáculo, com direção de Luis Alves, emocionou o público de aproximadamente 900 pessoas e contou com um Auto de Natal mesclando a música, dança e coreografia, luzes e sons, com os Ternos de Reis Aparecida, Cantando Si Vá e Estrela do Oriente e participação especial do Grupo Tramavoz. O momento, que ficará marcado na história do município e na memória dos munícipes.

Em Bento Gonçalves, a Paróquia Santo Antônio promoveu a Missa da Epifania do Senhor, com a participação dos Ternos de Reis. O Grupo Estrela D’Alva, com a presença dos Reis Magos, emocionou as centenas de pessoas que lotaram o santuário para prestigiar o momento de adoração e, acima de tudo, de luz. “O Terno de Reis é a Festa da Epifania, que é a manifestação de Deus em todas as pessoas, o caminho que se busca a Deus, sentir o chamado d’Ele, a mensagem que ele quer passar para nossa existência. Além disso, os Reis nos mostram como acender a luz de nossas vidas”, avalia o Padre Luis Conci.

De acordo com o sacerdote, o público recebeu uma mensagem de motivação com a presença de Jesus Cristo em forma de criança. “Dois pequenos haitianos foram a representação do Menino Jesus. As pessoas ficaram emocionadas e verificaram que a o maior presente não são os bens materiais, mas sim a presença de Deus na vida de cada um”, finaliza.