O estacionamento da rua Salgado Filho, para que fosse implantada a terceira faixa, foi removido no domingo, 17 de agosto, por decisão da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Smurb). A via, que é uma das principais ligações entre as zonas leste e oeste com o centro da cidade, ficava congestionada constantemente em horários de pico. A mudança, que em um primeiro momento gerou polêmica e dúvidas em comerciantes do local, já agrada os motoristas que trafegam pelo trecho.

A decisão foi tomada após um levantamento feito por meio de estudos técnicos e pesquisas de campo executadas pela Smurb juntamente com os comerciantes da região. “Foi feito um estudo para decidir qual a melhor saída para desafogar o tráfego entre as ruas Salgado filho, Carlos Flores e Treze de Maio. Após analisarmos os dados, concluímos que a adição da terceira faixa seria a melhor opção”, comenta Vanderlei Mesquita, secretário-adjunto de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.

De acordo com o motorista Marcos Baptista de Paula, que utiliza o trecho diariamente há 5 anos para ir ao trabalho, a alteração fez com que diminuísse significativamente o tempo gasto no percurso. “No princípio, não acreditei que a adição da terceira faixa pudesse fazer grande diferença. Por se tratar de um trecho bem curto e o trafego ser intenso, achei que iria continuar a mesma confusão de sempre, porém, só na primeira semana já consegui diminuir o tempo de ida e volta do trabalho em 10 minutos”, diz.

Também para a comerciante Janaina Borges de Assis, que presenciava diariamente os engarrafamentos, a terceira faixa foi uma decisão bem executada pela Smurb, porém, ela lamenta pelas 10 vagas de estacionamento que não estão mais disponíveis. “Bento já sofre com a falta de vagas em virtude da grande quantidade de carros em circulação. Concordo que a decisão de uma terceira faixa foi boa, porém, acredito que a prefeitura também deveria pensar que além de fazer o trafego fluir, nós precisamos ter onde parar os automóveis”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.