A terça-feira, 16, promete ser de instabilidade no Rio Grande do Sul, com a chegada de uma frente fria associada a um sistema meteorológico que avança pela Argentina. A previsão é de que ocorre uma queda acentuada nas temperaturas devido à entrada de ar polar ao longo do dia. Nas regiões metropolitanas, no Norte, na Serra, no Litoral Norte, nos Vales e na Região Central, são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia, enquanto na Fronteira Oeste o tempo permanecerá mais estável, com possibilidade de garoa matinal. Nas demais áreas, prevê-se chuva na primeira metade do dia, com a instabilidade perdendo força à medida que o dia avança.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Estado, válido até as 18h desta terça-feira, devido ao risco de chuvas intensas. Este alerta abrange todo o território gaúcho, com previsão de precipitações de até 100 mm/dia e ventos alcançando até 100 km/h. Há também o alerta para o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado e vento forte. Para esta terça-feira, a previsão é de ocorram pancadas de chuva de forma intercalada com períodos de nebulosidade. As temperaturas ficam entre 20ºC e 27ºC.

Na quarta-feira, 17, uma área de alta pressão atmosférica impedirá a formação de nuvens carregadas, proporcionando tempo firme em todo o território gaúcho. As temperaturas continuarão a cair devido à passagem da frente fria. Em Bento Gonçalves, os termômetros devem ficar entre 19ºC e 30ºC.