Na tarde de sexta-feira, 24, em uma reunião com a imprensa na Prefeitura Municipal, o então secretário de Segurança Municipal, José Paulo Iahnke Marinho, anunciou seu afastamento da liderança da pasta. Em seu lugar assume o capitão do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) da Brigada Militar, Diego Caetano de Souza.

Em seu pronunciamento, Marinho agradeceu a confiança do Executivo municipal por ter sido o primeiro secretário da pasta, criada em março de 2017. Entre os motivos alegados para o pedido de afastamento está a carga de estresse. “ Os 32 anos de Brigada estão me cobrando um preço. E eu estou pagando ele agora. Tive um problema no ano passado, durante a greve dos caminhoneiros, e depois do diagnóstico de três médicos diferentes, eu informei ao prefeito que eu devia parar, pois devia isso à minha família. Eu saio com sentimento de dever cumprido. O presídio está pronto, a guarda vai se formar, eu terei a certeza que vou ter tempo de fazer um tratamento adequado de saúde”, adianta Marinho.

Durante o encontro também houve uma breve prestação de contas das ações desenvolvidas pela pasta e os números da cidade. Cap. Caetano Natural de São Leopoldo, Souza tem 37 anos e é formado em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também frequentando o curso superior da Brigada Militar. Tem especialização em Perícia Criminal e pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal. Ingressou na BM em 2012, onde exercia até então o cargo de capitão no 3º BPAT.