Coronel Marinho deixa o comando após dois anos, devendo assumir posto em Brasília

A manhã dessa sexta-feira, 6 de dezembro, foi de emoção e homenagens no 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves (6ºBCom). Em evento prestigiado por autoridades militares, civis e eclesiásticas, familiares e amigos, foi realizada a troca de comando do quartel. O encontro iniciou com descerramento da foto do comandante que deixou o posto, seguido de solenidade militar de transmissão de cargo.

Em seu pronunciamento de despedida, o coronel Nelson Marinho de Bastos Júnior destacou a euforia com a qual recebeu a notícia de que assumiria o Batalhão em Bento Gonçalves, há cerca de dois anos, seguida da grande expectativa que cercou o momento. “Muitas coisas passam pela nossa cabeça. Procurei pesquisar sobre o local e sua gente. Encontrei aqui quadros excepcionais, pessoas comprometidas, cidadãos conscientes de seu dever. Este foi, sem dúvida, o maior desafio da minha carreira. Todas as manhãs, quando eu chegava aqui, pedia a Deus que me desse serenidade e sabedoria para agir dentro dos princípios da retidão e da justiça. Deixo este lugar com um inexplicável sentimento de gratidão e levo no coração todos os amigos que aqui conquistei”, disse.

O comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8º BIMtz), general de brigada Ernesto Lima Gil, efetuou a leitura de um resumo da referência elogiosa a respeito do comandante Marinho, a qual, dentro dos padrões do Serviço Militar, será publicada em Edital referente à transferência. Entre os pontos destacados por Lima Gil, a personalidade gentil de Marinho foi mencionada pelo Coronel. “Ele é um entusiasta da arma de comunicações. Apresentou um ritmo ativo nos eventos realizados por este Batalhão, demonstrando sempre seu empenho pessoal e seu exemplo de organização”.

O comando do 6ºBCom será assumido pelo tenente-coronel Alexandre Sales de Souza. Nascido no Rio de Janeiro, Sales tem 45 anos e, até então, ocupava o posto de chefe do Suporte Integrado do Centro de Monitoramento de Fronteiras, em Brasília.

Fotos: Mônica Rachele