Clima severo é decorrente da passagem de um ciclone extratropical que atinge toda a região Sul do Brasil

O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de quarta-feira, 12, e a madrugada desta quinta-feira, 14, provocou inúmeros estragos, inundações e deslizamento de terras. Na Serra Gaúcha, a situação também mobilizou equipes para auxiliar nos trabalhos de remoção de terra de deslizamentos, bem como, no monitoramento de rios e arroios que começaram a subir rapidamente.

Em Bento Gonçalves foram registradas quedas de árvores, desmoronamentos e alagamentos em diversos bairros, entre eles, o Vila Nova, Santa Rita, Eucaliptos, São Roque e Municipal. Apesar da situação, as aulas na rede municipal de ensino foram mantidas, exceto para aqueles que frequentam cessão de uso nas Escolas Estaduais e no núcleo da EMTI São Roque/ UCS, que está sem energia elétrica.

Em Carlos Barbosa, duas estradas da área rural estão bloqueadas. Elas estão localizadas em Linha Nei e outra em Santa Clara Baixa. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão nos locais trabalhando para a liberação do tráfego.

Na Rota do Sol (ERS-453), a terceira pista da via está bloqueada, em razão do deslizamento de terra ocorrido na noite de ontem. A situação é para aqueles que trafegam no sentido Garibaldi-Farroupilha. Outra barreira foi registrada no quilômetro 104 da via, porém, no sentido contrário.

Em Farroupilha, na VRS-813, a situação também requer atenção, já que ocorreram quedas de árvores, bloqueando a pista na altura dos quilômetros 2 e 9, na localidade de Desvio Blauth.Bombeiros Voluntários de Garibaldi atuaram para remoção e liberação do tráfego de veículos.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também deu suporte e acompanhou a ação. Em razão do tempo instável e muito vendo é importante que os condutores redobrem a atenção nas rodovias.

Em Santa Tereza, o acesso à estrada que leva até a área central do município está bloqueado, já que o nível do Rio Barramansa subiu e deixou a ponte submersa.

Outras pontes que estão submersas são as que ligam Bento Gonçalves e Cotiporã e Dois Lajeados, respectivamente. Além disso, a estrutura que liga Guaporé a Anta Gorda também está com o acesso bloqueado em razão da elevação dos rios. Neste caso, a única alternativa de deslocamento de entrada e saída do município passa a ser o acesso por Veranópolis. Para isso, motoristas devem utilizar a BR-470 e, depois, acessar Cotiporã pela RS-359.

Fotos: Redes Sociais