O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma significativa redução no tempo médio de espera para a concessão de benefícios, que agora está em 43 dias. Essa marca é a primeira vez desde setembro de 2020 que o prazo fica abaixo do limite legal de 45 dias.

Agentes do INSS atribuem essa queda ao contexto da pandemia, que inicialmente resultou em menos solicitações de benefícios devido ao isolamento social. No entanto, com a retomada das atividades normais, houve um aumento expressivo na demanda, levando a longos períodos de espera em 2021 e 2022.

Uma das estratégias que contribuíram para essa redução foi a implementação de um sistema que permite a concessão do auxílio-doença por até 180 dias sem a necessidade de realização de perícia, com base apenas na documentação médica apresentada pelo requerente.

Apesar dessa melhoria, ainda existe uma fila considerável de espera, com cerca de um milhão e meio de pessoas aguardando a concessão de benefícios pelo INSS até março deste ano.

O governo estabeleceu como meta reduzir ainda mais o prazo de espera, almejando alcançar um tempo médio de até 30 dias até o final deste ano, buscando agilizar e tornar mais eficiente o processo de concessão de benefícios previdenciários.