O inverno chegará somente mais tarde neste mês de junho, mas a queda abrupta nas temperaturas iniciará ainda nesta sexta-feira, 10, em diversos estados do Brasil. O Rio Grande do Sul, por estar mais próximo a formação de uma nova frente fria, sentirá mais os efeitos gelados do clima, nos dias a seguir. Em regiões como a Serra Gaúcha o tempo será severo com o frio, trazendo mínimas negativas e geada.

Em Bento Gonçalves, assim como em outros municípios da região, a mudança climática já iniciou na manhã desta sexta, quando a umidade e temperaturas próximas a 10ºC demonstraram que a meteorologia estava correta quanto ao clima gelado a caminho. A previsão aponta que, ao longo do dia, os termômetros só irão descer, chegando próximo de 4ºC, à noite. Ainda há expectativa de pequenas pancadas rápidas e escassas de chuva para esta sexta.

Final de semana negativo

A virada de sexta para sábado, 11, será a primeira do ano em que a temperatura ficará abaixo de 0ºC, em -1ºC, com sensações ainda mais geladas, de acordo com o The Weather Channel. Por conta disso, o amanhecer de sábado poderá ter registro de geada em Bento, como prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar do frio, o céu deverá ser ensolarado durante grande parte do dia, o que pode elevar a sensação de calor, mesmo com as máximas não ultrapassando os 10ºC.

No domingo, 12, o clima gelado se intensifica mais um pouco, e as mínimas podem bater os -2ºC na Capital Nacional do Vinho. A previsão de geada se mantém para os mesmos períodos do dia anterior, madrugada e manhã. O sol permanece e a humidade deve ser menor, o que irá contribuir para um leve aumento de temperaturas na segunda, 13, feriado de Santo Antônio.