O primeiro dia do último mês do ano deve ser de sol e temperaturas elevadas em Bento Gonçalves e região. O calor, típico nesta época do ano começa logo cedo e, durante à tarde, aumenta, podendo ultrapassar os 30ºC. Isso ocorre em razão de uma massa de ar quente que está pelo Rio Grande do Sul, provocando sensação de abafamento. Há possibilidade de pancadas de chuva em algumas regiões do Estado, já que também há a presença de uma frente fria que atua sobre o Litoral Sul.

Na Capital do Vinho, o dia começou com céu limpo e predomínio do sol. Nas primeiras horas da manhã, as temperaturas ainda eram amenas. No entanto, com o passar das horas, o calor aumenta, trazendo a sensação de abafamento. Para hoje, as temperaturas devem ficar entre 16ºC e 32ºC. Não há previsão de chuva para a região.

No sábado, 2 de dezembro, a instabilidade avança sobre o território gaúcho, trazendo também temporais e vento forte. Isso ocorre em razão da frente fria que já atua no Litoral, associada a um ciclone extratropical que se forma em alto mar. Apesar da instabilidade, as temperaturas devem ficar mais altas que as de hoje.

Em Bento Gonçalves, os termômetros devem registrar mínima de 17ºC e máxima de 32ºC. O volume de chuva na cidade deve atingir os 15 milímetros.