As novas tecnologias aliadas à internet, antes proibidas em salas de aula, hoje vêm sendo cada vez mais utilizadas pelos professores como forma de estimular os alunos. Na rede estadual, os professores do Ensino Médio de Bento Gonçalves já utilizavam os tablets para organizar as aulas e, na semana passada, nove escolas municipais receberam lousas digitais. O objetivo é desenvolver aulas mais interativas, para manter a atenção dos alunos.

A ação integra o Programa Educação para a Vida, do Poder Público Municipal e foi apresentada na segunda-feira, 11 de agosto, pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) e pela Secretaria de Educação (Smed). “É uma ferramenta a mais que o professor pode utilizar para planejar suas aulas”, disse a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques. “A grande vantagem é que podemos deslocá-la para qualquer sala, basta utilizar um projetor, direcionar a imagem para uma parede e fixar um receptor, sem cabos, ao lado da imagem”, explica Roberto Carraro, diretor do CTEC.

O sistema dispensa o uso do quadro branco e funciona como um computador, onde o professor pode acessar a internet, além de utilizar os programas didáticos da lousa. Ele também pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 20 de agosto.