Desinibição, relacionamento, oratória, lidar com a frustração, são alguns dos benefícios que as aulas proporcionam

Uma paixão que nasceu na infância de Máhrcia Carraro, se desenvolveu ao longo dos anos e fez surgir a escola Artistas No Palco, em Bento Gonçalves. A artista também leva o mundo mágico do teatro para além palco e encanta os passageiros do passeio da Maria Fumaça, no qual gargalhadas se fundem ao som do deslizar do trem sobre os trilhos. E é com essa vivacidade que comanda a Escola de Teatro Artistas No Palco, onde crianças, a partir de seis anos, podem participar e aprender a arte de representar, e ter acesso aos benefícios que o teatro proporciona, como desinibição, oratória, relacionamento interpessoal, aprender a lidar com a frustração, tudo isso contribui para que o aluno perca timidez, aprenda trabalhar em grupo, desenvolva sua sensibilidade e também aprenda a atuar, ler um texto teatral, compor um personagem, montar uma cena entre outros.

Para esse ano, a Artistas No Palco-Escola de Teatro vai participar, em outubro, do Festival de Teatro de Osório e cogita a possibilidade de aceitar o convite para participar do Festival Escolas De Teatro de São Paulo. Recentemente, Máhrcia esteve com produtores no Rio de Janeiro, agregando conhecimentos. “Para a escola, é fundamental formar bons atores e ajudar a desenvolver a percepção dos alunos como indivíduos dentro de um grupo, ter senso crítico consigo mesmo e outras facetas que o teatro ajuda a desenvolver”, destaca.

A descoberta

Aos seis anos, Máhrcia Carraro teve sua aproximação com a arte através de um Teatro de Bonecos que era apresentado para as crianças no espaço infantil na Biblioteca Pública Municipal. De tanto assistir, começou a decorar as personagens e logo passou a interpretar e a criar novas histórias para apresentar às crianças que frequentavam o espaço. Foi quando apareceu a oportunidade de aprender teatro numa oficina na própria biblioteca que ela pagava com o dinheiro que ganhava de mesada. Depois disso, o teatro a acompanha até os dias de hoje.

No início, quando sonhava em cursar a faculdade de Teatro, ela enfrentou a falta de recursos financeiros para morar em outra cidade, então optou por cursar Pedagogia, que lhe oportunizou lecionar. Porém, logo percebeu que o que realmente gostava era interpretar histórias e contos para seus alunos. Concomitante ao curso de Pedagogia, iniciou o profissionalizante de teatro e durante os dois meses iniciais do curso, foi convidada para fazer parte da Companhia de Teatro, onde apresentou por dois anos peças, dentre elas a de Nelson Rodriguez que ficou em cartaz durante um ano. Assim, deixou a área de Pedagogia e se dedicou ao teatro viajando pelo estado do Rio Grande do Sul com uma peça infantil na própria companhia, a Cia Teatral Artistas No Palco. Após este período foi convidada a dar a aulas de teatro nas escolas e projetos sociais da região. O sonho de cursar Teatro se concretizou em 2010 quando conseguiu ingressar no curso de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) mesmo período em que fundou sua escola Artistas No Palco. Formou-se em Teatro – Licenciatura, e hoje é uma das únicas profissionais formadas na área, quiçá a primeira neste campo na região da Serra.

A escola de teatro e a carreira

O tempo passou e a escola está consolidada. Já são sete anos de escola e a VII Mostra de Teatro Artistas No Palco apresentará em 2018 cinco peças, com a participação de mais de trinta alunos em cena, além de participar em festivais de teatro.

Atualmente Máhrcia participa da direção das peças da escola, faz parte do grupo de Artes Integradas do Centro Educativo Crescer de Carlos Barbosa, que está produzindo um espetáculo cênico com cerca de 450 artistas no palco. Atua no passeio da Maria Fumaça, fez a direção de elenco de filmes como: “Latíbulo”, do diretor Gustavo Bottega, e “O Guardião”, de Fernando Menegatti. É produtora cultural e destaca os trabalhos com: Jeverson Carelli e Grupo Identidade e o mágico Ademar Urnau. “A minha maior realização é estar no palco. E minha vocação é passar o conhecimento através das aulas de teatro. Ver os alunos brilharem me enche de orgulho” comenta Máhrcia.

Ela cita como exemplo as alunas que se destacaram no último ano, como: Gabriela Brugnera Marini, que protagonizou o filme “Latíbulo”, e Ana Carolina Dorigon De Matos, que fez “O Guardião”. Também revelou talentos que hoje estão em cena, como é o caso de Marina Martins, Carla D`Am broz Pelegrin e Giovana Brandeli.
Como mais novo trabalho, foi contratada pelo youtuber Felipe Pires para dirigir ele e seu grupo. Diz ele: “a parceria com Máhrcia Carraro irá profissionalizar meu trabalho, já que tudo o que fiz até hoje foi no braço, no amor. Não tenho esse estudo e agora, com ela, tenho certeza de que meu trabalho ficará mais enriquecido e profissional”.