O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu a taxa básica de juros do país, a Selic, em meio ponto. percentual. Com o sexto corte seguido, em uma sequência de baixas que começou em agosto do ano passado, ela agora está em 10,75%, o menor nível em dois anos.

O governo tem defendido uma redução dos juros para movimentar a economia. Isso porque, quando a taxa cai, pegar dinheiro emprestado fica mais barato, as pessoas tendem a consumir mais e o empresário fica mais animado pra investir no negócio. Já com uma taxa alta, o crédito fica mais caro, as vendas perdem força e a economia tende a esfriar.

Além de cortar a Selic em meio ponto, o Banco Central indicou que uma nova redução pode acontecer na próxima reunião, em maio, desde que as projeções para a economia do país se confirmem.

Com o corte dos juros, o consumo tende a crescer e pode provocar aumento e preços e causar inflação, por isso a decisão não é tão simples. O Banco Central avaliou que, neste caso, as coisas estão sob controle, mas que o momento ainda exige serenidade e moderação.