O aumento do custo de transmissão de energia elétrica resulta em elevação da tarifa praticada pela Rio Grande Energia (RGE). O Reajuste Tarifário Anual (RTA) foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira.

Os clientes de baixa tensão da distribuidora terão aumento médio de 5,77% no valor do kWh e os consumidores de alta tensão um reajuste médio de 3,81%. Especificamente para a classe residencial, o aumento será de 5,84%. Em média, as tarifas de energia elétrica aplicadas pela RGE ficarão 5% mais caras. Os índices passam a valer a partir de 19 de junho.

O aumento do custo de transmissão de energia elétrica, decorrente do reconhecimento pela ANEEL da remuneração sobre investimentos realizados pelas transmissoras antes de 2000, conforme previsto na Lei nº 12.783/13, foi preponderante nesse reajuste. Os custos gerenciáveis à distribuidora, compreendendo os custos de operação, manutenção e de capital, que representam apenas 24,55% do custo total, foram reajustados pela variação do IGP-M descontada do Fator X, mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade com os consumidores, conforme previsto no contrato de concessão.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.