Três atletas da Academia Zago, de Bento Gonçalves, participam neste fim de semana da seletiva gaúcha para a Copa do Brasil de Taekwondo. Os vencedores em cada categoria garantem a vaga para o torneio nacional do segundo semestre.

As disputas acontecem em Guaíba, Região Metropolitana de Porto Alegre. As eletivas serão divididas nos dois dias do final de semana. Hoje, 21, acontecem as seletivas abertas, cujas participações não são restritas. Já no domingo, 22, os duelos serão dentro da seletiva fechada, com os principais atletas das categorias em disputa no processo.

Eduarda já esteve na Seleção durante o Campeonato Brasileiro (Foto: reprodução)

A Academia Zago será representada por três competidores na seletiva para a Copa do Brasil. Uma atleta já está com vaga assegurada na seletiva fechada, enquanto os outros dois precisarão passar pelos adversários no primeiro dia de atividades.

Eduarda Demarchi, 15 anos, é quem já tem assegurada a participação no quadro avançado da categoria Juvenil até 63 kg. Mesmo sendo representante da Seleção Gaúcha no primeiro semestre, quando participou do Campeonato Brasileiro e avançou às quartas de final, ela terá de participar novamente da seletiva fechada. Nesta fase, enfrentará outras duas adversárias do top 3 do ranking de sua categoria e a atleta vencedora da seletiva aberta.

Irmãos também na competição

Os outros dois atletas que estarão na fase seguinte são os irmão Victor e Winicius Bruckmann. Os dois jovens disputarão as seletivas abertas de suas respectivas categorias.
Victor Bruckmann, 11 anos, disputa na categoria Cadete até 33 kg. De acordo com o treinador da equipe, Volnei Zago, o jovem teria condições de estar classificado de forma direta para a seletiva fechada, mas não houve impeditivos.

Winícius em treinamento para a seletiva estadual (Foto: Divulgação)

“Ele poderia ter avançado se tivesse disputado todas as etapas. Ele venceu a primeira, mas acabamos abrindo mão de outras participações por questões financeiras”, explica.

O outro membro da equipe e da família Bruckmann que estará em Guaíba para as disputas é Winicius, 14 anos. Ele compete na categoria Cadete até 52 kg e também participará da seletiva aberta no primeiro dia de competições.

Para Zago, a expectativa é boa para os membros da academia que participam das seletivas para a Seleção Gaúcha. “Nós acreditamos que os três possuem grandes chances de conquistar bons resultados e as consequentes vagas. Seria um feito termos todos os atletas daqui representando a Seleção Gaúcha na Copa”, conclui.

O processo de seletiva para o grupo que representa o Rio Grande do Sul na XXVII Copa do Brasil de Taekwondo inicia hoje, 21. O torneio nacional, que vale 15 pontos no ranking, será sediado em Brasília entre os dias 23 e 26 de novembro.