Espaço fica dentro da casa de saúde e possui capacidade para atender até quatro mulheres simultaneamente

Numa parceria com o Rotary Bento Gonçalves, o Hospital Tacchini abre, no próximo dia 15 de março, o Banco de Leite Humano. O espaço já vinha sendo projeto há algum tempo e tem como objetivo oferecer leite materno aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da casa de saúde que, por algum motivo, não podem receber o alimento de suas mães. O espaço, localizado no dentro da casa de saúde, possui capacidade para atender até quatro mulheres simultaneamente. 

O local, que recebe o nome de Ama, funcionará todos os dias, das 8h às 18h e poderá receber leite de mulheres que estejam em período de amamentação. Conforme o Tacchini, para mães interessadas em fazer a doação, a primeira retirada e armazenamento do leite excedente deverá ocorrer no espaço criado no hospital, visando explicar o funcionamento e os procedimentos para a retirada do alimento.

Nas próximas coletas, as mães poderão realizar em casa e entregar o produto junto ao banco de leite. De acordo com o hospital, após o recebimento, o alimento passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês. São avaliados o aspecto, forma de transporte e armazenamento, volume e até mesmo a quantidade de gordura presente em cada amostra, uma vez que alguns recém-nascidos podem possuir restrições alimentares.

Para informações, o hospital disponibilizou o telefone (54) 3055-0303 ou o e-mail [email protected]

Fotos: Arquivo Tacchini