Nesta quarta-feira, 2 de junho, ocupação em leitos de UTI alcançou a marca de 133%

O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves suspendeu atendimentos de pacientes em situação crítica que chegarem à instituição, após chegar a 133% de ocupação dos leitos de UTI nesta quarta-feira, 2 de junho. A informação foi comunicada há pouco pela direção da casa de saúde. A orientação da instituição é de que a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) busque atendimento junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme o Tacchini, clientes dos planos de saúde conveniados poderão utilizar a estrutura e também o sistema de telemedicina.

A situação é definida como colapso no serviço e chegou ao seu limite por volta das 17h. A informação já foi encaminhada aos órgãos públicos. Neste momento, o gabinete de Crise está reunido para definir os próximos passos, em razão do crescente aumento no número de casos e internações pela covid-19 na cidade. “A equipe da UPA está preparada para receber os pacientes, e a secretaria da Saúde não medirá esforços para atender todos. O ambulatório fast track está sendo ampliado, e equipamentos e insumos foram comprados. Seguiremos em contato com o Hospital neste momento de dificuldade”, disse o prefeito Diogo Siqueira.

Conforme o sistema de monitoramento que aponta a situação da ocupação de leitos, atualmente, 59 pacientes estão sendo atendidos na UTI do Hospital Tacchini. São 26 internados pelo SUS e 33 em leitos privados. Na casa de saúde, a estrutura de atendimento intensivo é preparada para receber até 45 pessoas, ou seja, está acima do índice adequado. O número de leitos clínicos também preocupa, afinal, dos 31 espaços destinados, 29 estavam ocupados até o fechamento desta matéria.

Confira a nota oficial do Hospital Tacchini