Os trabalhos realizados pelo Hospital Tacchini, através do Serviço de Medicina Preventiva e do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), mostram o compromisso da Instituição com a comunidade no sentido de promover ações que visem a detecção precoce do câncer de mama, bem como a disseminação da informação sobre a doença e formas de tratamento. Recentemente, o Hospital Tacchini recebeu o reconhecimento da Câmara dos Deputados que concedeu Menção Honrosa por sua participação ao prêmio Doutor Pinotti, como hospital ‘Amigo da Mulher’.

Através de dados obtidos do DATASUS, do Sistema de Câncer (Siscan) e do registro hospitalar de câncer (RHC) do Hospital Tacchini, o câncer de mama foi identificado como um problema de saúde pública na região da Serra Gaúcha. Dados do ITPS mostram que o câncer de mama é a principal causa de morte e que nos últimos dez anos, ocorreu o crescimento no número de diagnósticos, especialmente em mulheres com idade jovem e diagnósticos avançados principalmente no SUS. Baseado nesses dados, teve início um trabalho voltado à promoção do acesso ao diagnóstico de cânceres de mama.

Ações realizadas pelo Hospital Tacchini

A primeira ação, realizada em quatro momentos, foi apresentar essas evidências às Secretarias de Saúde dos municípios da região, baseadas nos dados epidemiológicos de cada município. A segunda ação está sendo realizada, através de busca ativa de mulheres acima de 40 anos que nunca realizaram exames de mamografia e ecografia mamária. Foram abordadas e convidadas a realizar exames preventivos 362 mulheres desassistidas. Deste total, em 1% foi descoberto câncer de mama; 11% apresentaram achados que requerem acompanhamento semestral e 27% se recusaram a fazer exames preventivos. “Esses achados demonstram a relevância do problema e a efetividade da abordagem que seguirá sendo realizada como programa institucional”, explica o superintendente executivo Hilton Mancio.

Estão sendo planejadas ações voltadas à comunidade, baseadas no elevado índice de recusas. Recentemente, ocorreu o Simpósio de Câncer de Mama, realizado em Bento Gonçalves, Veranópolis e Guaporé, o qual atingiu gestores públicos da saúde e profissionais dos 23 municípios de referência do Tacchini. Em junho, a Instituição participou ativamente da feira Expobento, com estande tendo como temática a desmistificação do câncer de mama.