Os três indivíduos também são acusados de outros homicídios em Serafina Corrêa e Guaporé

Bento Gonçalves foi palco de uma recente prisão de três homens, de 24, 27 e 30 anos, na tarde desta quinta-feira, 21 de abril, no bairro Botafogo. Os indivíduos são suspeitos de assassinarem Jair Lopes, de 45 anos, na quarta-feira, 20, no bairro Do Parque, em Farroupilha. A Brigada Militar (BM) foi responsável por encontrar o esconderijo deles, que possuía armas, drogas e outros materiais.

Buscas e apreensões

Após o 16º homicídio de 2022 em Farroupilha, o setor de inteligência da BM conseguiu colher uma base de informações sobre a localização dos suspeitos. Tudo foi repassado ao 4º Batalhão de Polícia de Choque, que iniciou as buscas com intenso patrulhamento motorizado nos arredores de onde estariam abrigados, no Botafogo.

Em um beco do bairro, que não foi especificado pela Brigada, os policiais avistaram os três homens no pátio de uma residência. Os agentes realizaram a abordagem aos indivíduos, que relataram possuir participação no assassinato de Lopes na última quarta. A espingarda que deve ter sido utilizada no delito foi localizada na casa, assim como munições de calibre 12 para a arma em questão.

Além desse armamento, a guarnição militar ainda encontrou outras duas pistolas, uma grande quantidade em dinheiro, drogas, balança de precisão, detector de sinais, celulares e outros materiais, como luvas e touca. O suposto veículo utilizado no recente crime violento não foi encontrado no local.

Os três indivíduos detidos já possuem antecedentes criminais e a BM verificou que fazem parte de uma organização criminosa da Serra. Em investigação preliminar, eles ainda são acusados de outros dois homicídios, um em Serafina Corrêa e outro em Guaporé, em março e abril deste ano.

Brigada Militar/Divulgação

A execução a tiros

O delito de Farroupilha, pelo qual os três são suspeitos, ocorreu por volta das 8h30min de quarta, 20, na rua Barão do Rio Branco, em um lava-rápido. Segundo relatos de testemunhas no local, Jair Lopes foi morto a tiros por pessoas que efetuaram os disparos de dentro de um carro. Pistolas e uma espingarda foram o armamento utilizado.

Em investigação da Polícia Civil, Lopes foi confirmado como um dos suspeitos indiciados por um outro homicídio em Farroupilha, no dia 10 de abril, o que indica uma possível motivação de vingança. Nesse outro crime, a vítima Jaudir Lopes, de 51 anos, é irmão de Jair Lopes e foi baleado no bairro Medianeira por dois homens. Um dos suspeitos já havia sido detido em flagrante logo após o delito.

O delegado Ederson Bilhan informou que os dois homicídios decorreram de uma desavença familiar entre os irmãos mortos, não tendo relação com tráfico de drogas ou guerra de facções. Farroupilha chegou a 16 mortes violentas neste ano, sendo assim, o município é o segundo da Serra Gaúcha com mais assassinatos em 2022, ficando atrás somente de Caxias do Sul, com 18 casos.