Uma operação no Presídio Estadual de Bento Gonçalves ocorreu na tarde desta segunda-feira, 22, por volta das 13h. O objetivo da revista geral foi a manutenção da ordem e da disciplina no estabelecimento prisional, localizada na rua Assis Brasil, com a retirada de materiais ilícitos, além da transferência de sete detentos para outras casas prisionais.

Integraram a ação, o Grupo de Ações Especiais (GAES), agentes da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen), Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen/10ª Delegacia Penitenciária Regional, agentes do Presídio e da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD). Participaram também a Samu, Bombeiros e Brigada Militar.Segundo informações, os detentos aguardaram a finalização da vistoria fora das celas, no pátio da casa prisional.

Conforme a Susepe, cinco presos foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul e dois para a Penitenciária Estadual de Rio Grande. Conforme a direção da casa prisional, estes apenados são considerados lideranças negativas e estariam organizando plano de fuga. O alvo da operação foi as celas seis até a 11, da galeria A.

Após a operação, os agentes apreenderam das celas vistoriadas,  37 aparelhos celulares, 15 carregadores, 217 gramas de substância semelhante a maconha, 130 gramas de substância semelhante a cocaína, 10 estoques, 10 chips de aparelhos celulares, um pen drive, uma talhadeira, quatro baterias de celular e dois cartões de memória.

Fotos: Ranieri Moriggi e Susepe