A quarta fuga registrada este ano em penitenciárias gaúchas, coloca em alerta o Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (DISP) e a Corregedoria da Susepe, que trata os casos com gestão de risco e prioridade.
Após tomar as medidas cabíveis em relação a última fuga, ocorrida na madrugada desta terça-feira, 19, no Presídio Estadual de Cruz Alta, a Susepe também informou que vai ampliar as revistas que já realiza nos presídios.

A operação Pente Fino visa retirar de circulação e coibir materiais ilícitos das casas prisionais, além de transferir lideranças negativas. Diariamente, são realizadas, aleatoriamente nas regiões penitenciárias, dezenas de revistas nos estabelecimentos prisionais. Além disso, a Susepe também está mapeando a situação estrutural das casas prisionais para evitar que fugas se repitam.

O reforço para a segurança dos presídios também foi confirmado pelo vice-governador, secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior. Durante agenda em Brasília, onde busca recursos para retomar a obra da Penitenciária Estadual de Guaíba, Ranolfo anunciou que os 150 novos agentes penitenciários tem formatura prevista para o início do mês de abril. O secretário também afirmou que o Governo está atento e preocupado em resolver a situação do sistema penitenciário, melhorando a segurança das prisões e ampliando vagas para amenizar um déficit de aproximadamente 13 mil vagas.

Fugas de presos em 2019 – atualização Susepe
Presídio Estadual de Passo Fundo – 17 detentos fugiram na madrugada de 12 de janeiro, 13 já foram recapturados.

Presídio Estadual de Bento Gonçalves – 10 detentos fugiram na madrugada de 8 de fevereiro, sete foram recapturados até agora.

Presídio Estadual de Erechim – 13 fugiram na madrugada do dia 17 de fevereiro, até agora quatro foram recapturados

Presídio Estadual de Cruz Alta – três detentos fugiram na madrugada de 19 de fevereiro. BM realiza buscas.

Fonte: Ascom Susepe