É preciso parar com esta discussão sobre quem fez ou deixou de fazer nesta ou em outra administração, e passarmos a nos preocupar e trabalhar em defesa da comunidade”, disse a vereadora Neilene Lunelli (PT), na última sessão ordinária da Câmara.

Superintendente da CBV no Legislativo

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves recebeu na sessão ordinária da segunda-feira, 27 de maio, a visita do superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Renato D’ Avila, que fez o uso da tribuna com o objetivo de apresentar aos vereadores e ao público presente, o benefício em investir no voleibol como ferramenta de prevenção à drogadição. O convite ao superintendente, partiu do vereador Clemente Mieznikowski (PDT), que elabora um estudo sobre o mesmo tema, em parceria com o professor de voleibol bento-gonçalvense Renato Costa Duarte, ex-atleta e técnico de volei que hoje trabalha no município de Farroupilha. “O objetivo é fazer com que este esporte seja o foco principal de cada criança e adolescente, que não tenha motivos para desistir de uma modalidade que hoje é a segunda na preferência dos brasileiros. Este estudo sobre o voleibol na vida das crianças é pioneiro e poderá ser tema de livro no futuro”, disse o vereador Clemente.

Vereadores visitam o Presídio Estadual de Bento Gonçalves

Atendendo convite do presidente do Conselho Comunitário de Execuções Penais, José Ernesto Morgan Oro, e do diretor do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, Volnei Zago, os vereadores Valdecir Rubbo (presidente da Casa Legislativa), Vanderlei Santos (vice-presidente) e Gilmar Pessutto (1º secretário) – visitaram as instalações da Casa Prisional nesta semana. Na oportuniodade, os vereadores garantiram que o Poder Legislativo vai intermediar junto ao Poder Executivo, apresentando sugestões para que ações emergenciais possam ser executadas priorizando a construção do novo presídio, uma antiga reivindicação da comunidade bento-gonçalvense.

Conferência do Idoso de Bento servirá de modelo ao Estado

A criação do Fundo Municipal do Idoso, a qualificação do passe livre em Bento Gonçalves e o pedido de agilidade ao acesso de consultas, exames e procedimentos são algumas das reivindicações que foram levantadas durante a 3ª Conferência Municipal do Idoso, realizada no município, no dia 15 de maio, e que serão discutidas no evento em âmbito estadual, que deve ser realizado em POA, em agosto, com a participação de mais de 50 municípios.

Camerini aponta irregularidades no Executivo

No uso da tribuna nesta semana, o vereador Moacir Camerini relatou e apresentou o ofício recebido pelo Ministério Público (MP), onde dita que existem irregularidades quanto à concessão de licenças ambientais em Bento Gonçalves no ano de 2013, no caso mencionado, uma licença concedida divergiu dos pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente quanto à necessidade de preservação da faixa de 15 metros para cada lado do curso d’água canalizado. Após um requerimento verbal que tinha como objetivo obter cópias das licenças ambientais fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente, os vereadores negaram a solicitação do vereador por 12 votos a 5.

Relação dos gastos públicos

Atendendo a uma determinação do Conselho Nacional, está publicado no site do Ministério Público (MP), desde ontem, os nomes e os respectivos salários de todos os procuradores e promotores de Justiça, além dos demais servidores do MP, inclusive com os gastos em diárias. Há duas semanas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou a divulgação nominal dos salários de servidores dos deputados estaduais.

Deputado Postal

De acordo com o vereador bento-gonçalvense Moisés Scussel Neto (PMDB), o deputado estadual Alexandre Postal, do seu partido, deve visitar o município no mês de junho. “O deputado já trabalha em municípios da Serra e vem a Bento para o cumprimento de atividades políticas na cidade e região”, disse Scussel.

Sete Projetos de Lei estarão em pauta na Ordem do Dia

A primeira sessão ordinária do mês de junho ocorre na próxima segunda-feira, 3, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, quando sete Projetos de Lei estarão em pauta na Ordem do Dia para a votação dos vereadores. Destaque para o Projeto de Lei (PL) 58/2013, que dispõe sobre informações a serem prestadas pelas administradoras de rede de cartões de crédito ou débito em conta corrente e demais estabelecimentos similares. O presente Projeto de Lei visa adequar à legislação municipal, especialmente as disposições constantes, do convênio de mútua colaboração entre os municípios e o Estado do Rio Grande do Sul.
O Projeto de Lei nº 63/2013, autoriza o município a firmar convênio com o Serviço Social do Transporte (SEST), visando à cedência da servidora. Neste caso, O Secretario Municipal de Saúde solicitou à municipalidade a cedência de um oftalmologista, servidora pública municipal, para atuar junto ao SEST, em razão de 50% de sua carga horária.

Zás-trás

  • O Fusca Clube Bento Gonçalves está promovendo a campanha do agasalho “De Fusca contra o frio” para arrecadar roupas de inverno, que serão doadas para instituições de caridade da cidade. A campanha encerra hoje, dia 1º de junho, com um jantar dançante no CTG Laço Velho, a partir das 19h. A animação da festa fica por conta de Paloma Show.
  • De acordo com o secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi, no primeiro quadrimestre deste ano, a pasta da Educação foi a que mais investimentos recebeu no período, com 28,32% dos valores investidos.
  • Amanhã, dia 2 de junho, o Dia Nacional da Itália vai ser celebrado em Bento Gonçalves.  O Circolo Trentino di Bento Gonçalves, realiza uma homenagem à data em frente à Prefeitura Municipal, a partir das 8h.
  • Mais de 6 mil motociclistas são esperados para o XIV Moto Serra, em Bento Gonçalves, de 14 a 16 de junho, no Parque de Exposições, durante a 23ª edição da ExpoBento.
  • Na data de ontem, 31 de maio, foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Hoje, o Brasil possui 25 milhões de fumantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os brasileiros gastam 50% a mais em cigarros do que na compra de arroz e feijão.
  • Municípios da Serra Gaúcha enfrentam dificuldades na contratação de médicos. Mesmo oferecendo salários na faixa de R$ 10 a R$ 13 mil mensais, as vagas sobram nos municípios de Bento, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, São Francisco de Paula, São Marcos, Vacaria e Veranópolis.