O ano de 2018 se aproxima com expectativa de retomada na economia – o PIB (produto interno bruto) do país deve ter alta de 2%, conforme projeções dos especialistas financeiros. O mesmo vale para o desempenho da indústria – previsão de crescimento na casa dos 2,96%. A concretização desse cenário traz a possibilidade de crescimento também em outro indicador: a busca por oportunidades de qualificação profissionais, para aqueles que procuram tanto a recolocação quanto o crescimento na carreira.

Forte incentivador do aperfeiçoamento técnico, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves prepara seu Centro Profissionalizante, o CEPROMEC-BG, para atender às necessidades dos trabalhadores do segmento pelo oitavo ano. “

Mesmo com algumas adaptações que precisaremos fazer em nosso plano de ações, em razão das mudanças que a Reforma Trabalhista provocou nos sindicatos, o compromisso do STIMMME-BG com a educação é prioritário. Estamos empenhados em manter a escola atuante, aberta aos profissionais e colaborando com o desafio de prepará-los para o mercado. Somos nacionalmente reconhecidos pelo trabalho de excelência em formação que o Centro realiza e, certamente, não mediremos esforços para que essa valiosa contribuição tenha continuidade”, adianta o presidente Elvio De Lima, que comanda a entidade mantenedora do CEPROMEC.

Com as incertezas de um cenário turbulento nos aspectos político e econômico – cujo impacto foi visivelmente percebido na queda de produção de muitas indústrias, redução do quadro de colaboradores e outras medidas de retenção – a busca por cursos de capacitação caiu, pela primeira vez. Em 2017, o CEPROMEC formou 193 alunos, contra os 251 que passaram pelas salas de aula em 2016. O número de turmas também teve redução de 20%.

“Tivemos um começo de ano muito difícil, mas no segundo semestre já conseguimos perceber a melhora, o que nos motiva a acreditar em uma retomada para o próximo ano. O CEPROMEC tem um papel importante não só na preparação do profissional, mas no auxílio a sua colocação no mercado. Vários alunos que passaram pela escola conquistaram um emprego por intermédio do Centro, o que é muito gratificante para todos”, conta o coordenador Denis Braum.

Desde sua fundação, em 2010, o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves já preparou mais de 2 mil alunos. Em um pavilhão de 350 m², o CEPROMEC tem laboratórios de informática, de autoelétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração.

Ali são oferecidos diversos cursos para que o aluno possa escolher a área com a qual mais se identifica. Entre as opções estão AutoCAD 2D e 3D, Autoelétrica, Comandos Elétricos e Motores, Eletricidade Industrial e Predial, LID, Metrologia, Operador e Programador de Torno CNC, Solda MIG, Solda TIG e Torneiro Fresador.

Quem opta pelos cursos de qualificação do CEPROMEC-BG tem a garantia de uma formação com ênfase em situações que aproximam ao máximo o aluno da realidade fabril. Ou seja, o profissional sai efetivamente preparado para aquilo que irá encontrar no seu dia a dia nas indústrias. Além de qualificar, o Centro cuida para que o trabalhador possa aplicar seus conhecimentos na prática, favorecendo o encaminhamento ao mercado com indicações para empregos.

Interessados em conhecer mais sobre os cursos oferecidos podem visitar a escola a partir de janeiro, quando as atividades serão retomadas, na Rua Ângelo Marcon, nº 320, no bairro São Roque. Mais informações pelo telefone (54) 3452 0610 ou pelo site.