O tão esperado dia de dizer o sim no altar estava marcado para o dia 12 de setembro. O casal, Bruna Ronçon Gambetta, 23 anos e Maicon Azevedo Martins, 26 anos, já estava com praticamente tudo pronto para o grande dia. Entretanto, não imaginava que precisariam encontrar uma nova data para o casamento.

Adiado sim. Cancelado não. É isso que a pandemia do coronavírus vírus fez com o sonho deles e de muitas outras pessoas espalhadas pelo mundo inteiro: adiou realizações. É que uma das principais medidas de contenção é justamente o isolamento social, que impede aglomerações.

Bruna e Maicon se conheceram na igreja em que frequentam, há quatro anos. A relação inicialmente era apenas de amizade. “Fomos descobrindo alguns gostos em comum, gostávamos de sair juntos, porém, não existia pretensão de evoluir para um namoro”, assume a jovem.

Contudo, com o passar do tempo, Bruna conta que o sentimento foi crescendo e Maicon acabou fazendo o pedido de namoro. Depois de dois anos e meio namorando, durante uma viagem, ela foi surpreendida com o pedido de casamento. “Ele escolheu o lugar, comprou o anel de noivado, o buquê de flores, preparou tudo sem que eu desconfiasse. Foi lindo”, relembra.

Bruna foi pedida em casamento em Santa Cruz do Sul

Embora os preparativos do casamento estivessem praticamente prontos, Bruna sentiu que teria que mudar de data quando em uma conversa com a cerimonialista, percebeu que o casal não poderia realizar tudo que estavam sonhando para o dia. “Ainda teria muitas restrições e também pela segurança de todos”, afirma.

Bruna e Maicon casaram no civil no dia dos namorados desse ano

Ainda que tenha ficado chateada com a situação, a jovem diz que entende, devido ao momento em que estamos vivendo. “Foi um pouco frustrante, pois havia sonhado com cada detalhe, inclusive a data, que escolhemos com muito carinho. Mas, compreendi que seria necessário adiar para que esse sonho ficasse o mais parecido com o que planejamos”, assegura.

O casamento, que acontecerá na Igreja Universal, já tem uma nova data: 14 de novembro. Agora, a jovem se diz confiante na realização do sonho. “Com fé que tudo tenha passado ou pelo menos amenizado. Tenho certeza que independente de tudo, vai ser lindo. Pode até não ser como planejamos, uma festa dos sonhos, cheia de convidados, porém vai ser tudo feito com muito amor”, finaliza.

Da sapatilha para o salto alto

A passagem dos 14 para os 15 anos costuma ser simbólica para as meninas. Geralmente, marcada por uma festa inesquecível. A jovem, Sami de Almeida, conhecida em Bento Gonçalves por ser cantora, vai completar essa idade no dia 28 de setembro. O plano da família era preparar uma comemoração especial. Entretanto, por força maior, não vai acontecer esse ano.

A mãe, Eliane de Almeida, afirma que inicialmente, acreditava que a pandemia duraria entre dois a três meses e que até setembro daria para realizar a festa da filha. Porém, os efeitos do coronavírus atingiram também a situação financeira da família. “Meu marido é motorista de caminhão, ganha por viagem e acabou ficando duas semanas parado, sem trabalho. Aqui na empresa as vendas baixaram bastante. Então, mesmo que as coisas comecem a dar certo e que tudo seja liberado para setembro, não teremos como fazer”, analisa.

Para a festa, Eliane assume que já tinha feito a lista de convidados e visto o local onde ocorreria. Além disso, antecipa que a ideia da família era pedir aos convidados que o presente fosse dado em dinheiro, por uma causa nobre. “Íamos reverter o valor para ajudar alguma entidade. De alguma maneira, íamos ajudar alguém, porque a Sami sempre teve ajuda de muitas pessoas. Várias portas se abriram porque ela canta e faz ações beneficentes”, aponta.

Sami vai completar 15 anos em setembro, porém, precisou adiar a festa

A mãe reforça que Sami merece e que faz tudo que pode pela filha. “Não temos poder aquisitivo alto, mas conseguimos dar o que ela precisa. Aperta daqui, aperta dali e a gente consegue fazer. Eu disse que como é um sonho dela, vamos colocar lá em cima, como meta e que se as coisas continuarem assim, a gente faz em dezembro ou janeiro ou em fevereiro. O importante é realizar”, frisa.

Apesar de tudo, a jovem Sami encontra motivos positivos dentro do ocorrido. “Se a festa fosse mesmo em setembro, nós não teríamos tantas ideias legais como estamos tendo agora, que temos bastante tempo para planejar”, afirma.

Próximo destino: Canadá

Além da tradicional festa de 15 anos, Sami também realizaria outro grande desejo que carrega no coração: conhecer o Canadá. A previsão inicial era para que o intercâmbio, que está sendo organizado pela escola de inglês que frequenta, fosse realizado no final do ano. Porém, também não tem mais data definida para ocorrer.

De acordo com a mãe, provavelmente a viagem vai acontecer na metade do ano que vem, talvez nas férias de julho, mas ainda é incerto. “Não sabemos o que vai acontecer, se os outros países vão estar liberados para receber brasileiros, ainda mais sendo para turismo, algo nesse sentido”, constata.

Quando Sami fala da viagem, sorridente e com brilho nos olhos, é enfática: “meu sonho é esse, viajar para fora do país, para conhecer o Canadá, quero muito”, finaliza.